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O seu Negócio está preparado para a Revolução Digital?

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17 de outubro de 2017

Lembra-se de como era feita a comunicação há 20 anos, antes da Revolução Digital? Telefones fixos, máquinas de fax e correio físico. Quantos desses meios de comunicação permanecem ainda hoje? A verdade é que os canais tradicionais de comunicação são cada vez mais desvalorizados pelos consumidores – 30% dos millenials já nem considera o telefone um meio de comunicação valioso.

A Revolução Digital alterou a forma como são implementadas as estratégias e definidos os recursos de um negócio, constituindo assim o desafio mais importante que os empresários enfrentam atualmente. Esta pode representar ameaças ou oportunidades significativas para a sua empresa, pelo que, independentemente da sua área de negócio, é importante desenvolver habilidades e conhecimentos no que toca ao aproveitamento do poder da tecnologia.

Desta forma, como pode adaptar o seu negócio aos desafios da Revolução Digital?

1- Conectar mais dispositivos à Internet

A convergência de dados móveis está a transformar a forma como as organizações negoceiam, o que pode significar um aumento de oportunidades de negócio.

Até o final deste ano, seremos 3 mil milhões de pessoas conectadas à internet. Entre 2022 e 2025 a conexão deve abarcar toda a população mundial – cerca de de 8,2 mil mihões, segundo as últimas projeções da ONU.

Ser capaz de conectar mais dispositivos à Internet dará às empresas mais inteligência e capacidade de reforçar a eficácia das suas operações.

2- Prever tendências

As empresas tradicionais de todos os setores estão a falhar em entregar o que seus clientes querem e esperam, perdendo competitividade para os concorrentes que utilizam a revolução digital para prever o comportamento dos consumidores.

O grande número de dados sobre as preferências e os comportamentos individuais ajuda as empresas a compreenderem melhor seus clientes, serem mais pró-ativas e a preverem as tendências do mercado, controlando de forma efetiva as suas expetativas.

4- Comunicar com os consumidores

Atualmente, na Internet, os consumidores participam num fluxo de informações constante: navegam nas redes sociais, aceitam e-mails e notificações. É crucial que seja parte constante desse fluxo. Uma comunicação de alta qualidade neste campo é uma importante forma de se diferenciar dos seus concorrentes, uma vez que os negócios que ainda utilizam estratégias tradicionais não acompanham o tratamento esperado pelos consumidores nesta era digital.

A tecnologia avançada elevou a expetativa dos seus clientes que agora esperam um serviço pró-ativo e personalizado. Há uma constante necessidade de conectividade e transparência nas relações comerciais, que, se não se concretizar, pode impactar negativamente a sua empresa.

5- Envolver toda a estrutura organizacional

A Revolução Digital criou novas eficiências e mudou a forma como as pessoas estão habituadas a trabalhar, tendo um impacto social sobre a forma como interagimos. As organizações devem desenvolver liderança, suportando as necessidades digitais dos seus colaboradores que devem estar conectados e envolvidos. É necessário abraçar essa dinâmica e promover a transparência para conduzir a conversa e validar mensagens importantes. Caso contrário as empresas podem arriscar-se a uma desvantagem competitiva no que toca a recrutar e manter talentos.

Estamos a mudar para um novo paradigma que se caracteriza predominantemente pela capacidade de personalização e ofertas adaptadas. Com a abundância de conhecimentos e tecnologia, já não há desculpa para não agir e incorporar estas mudanças no seu negócio.

Com a revolução digital alteram-se as necessidades dos consumidores: compreender as tendências digitais beneficiará os consumidores de hoje, que por sua vez são fundamentais para o sucesso.

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