Embora estejamos numa era em que se fala essencialmente de marketing digital, é importante que as empresas não se esqueçam que os 4 P’s do marketing tradicional também devem ser respeitados e implementados em todas as ações online.
Contudo, a verdade é que são muitas as empresas que não sabem ao certo quais é que são e como é que funcionam. Hoje iremos explicar-lhe cada um deles e perceber como é que se implementam a nível digital.
Quais são os 4P’s do marketing tradicional?
Pois bem, a verdade é que as ações de marketing existem há já diversos anos e embora nos últimos tempos o marketing digital esteja em vogue, é importante para a sua empresa que implemente as ações de marketing baseadas nos 4 P’s originais.
De forma simples os mesmos são os seguintes: Produto (Product), Preço (Price), Comunicação (Promotion) e Distribuição (Placement). Conheça-os mais aprofundadamente.
1 – Produto
Uma empresa para existir, precisa de ter um produto ou um serviço para vender aos seus clientes, contudo, o foco deste “P” passa essencialmente para que a empresa perceba e defina quais os atributos e características do que estão a oferecer ao cliente.
Algumas das perguntas que pode responder para perceber ao certo o que é o seu produto são as seguintes:
- Quais as necessidades e/ou desejos que seu produto/serviço deve satisfazer?
- Quais as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?
- Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
- Como é que ele é fisicamente?
- Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
- Qual o nome?
- Qual a marca?
- Como é que ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?
Se conseguir responder a todas as perguntas de forma clara, vai ser mais simples perceber quais as melhores estratégias para utilizar futuramente.
2 – Preço
A sobrevivência de uma empresa está principalmente ligada ao preço dos produtos ou serviços que a mesma vende.
Este pilar vai indicar o futuro da empresa, uma vez que o valor dos produtos irá servir não só para gerar lucro, como também para realizar todos os pagamentos.
Assim sendo, e de forma a estipular o preço ideal para o seu produto/serviço deve responder também a algumas questões como as seguintes:
- Qual o valor do seu produto e/ou serviço para o consumidor?
- Quais as faixas de preço para produtos e/ou serviços em cada área de distribuição?
- Qual o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto é que ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual o limite máximo que ele vai querer pagar?
- Como é que o seu preço se compara ao dos seus concorrentes?
Tenha sempre em conta que o preço de algo está, não só ligado ao produto e/ou serviço em si, mas também à perceção da marca por parte do público-alvo.
3 – Distribuição
A distribuição passa pela forma como os seus produtos e/ou serviços vão chegar ao cliente e como é que o cliente irá chegar até si.
Pode parecer estranho ou complicado, mas é algo bastante simples. De forma a definir melhor este que é um dos 4 P’s de marketing mais importantes, respondas às seguintes perguntas:
- Onde é que o seu público costuma procurar pelos seus produtos e/ou serviços?
- No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
- No caso de estabelecimentos virtuais e online, quais vai utilizar (ecommerce, catálogo, redes sociais)?
- Como é que a sua empresa pode aceder aos melhores canais de distribuição?
Ao obter estas respostas e ao combiná-las com os outros pilares que já foram previamente definidos, a sua empresa vai conseguir definir uma estratégia de marketing bastante sólida.
4 – Comunicação
Pois bem, o último dos 4 P’s do marketing tradicional é efetivamente a comunicação, e a mesma tem como principal intuito promover a sua marca e permitir que as soluções que oferece cheguem a quem efetivamente precisa desse tipo de produtos e/ou serviços.
Para perceber como é que poderá fazer uma comunicação assertiva da sua empresa, resposta às seguintes perguntas:
- Quando e onde pode passar as mensagens de marketing do seu negócio ao seu público-alvo?
- Quais os melhores canais (TV, rádio, internet, folhetos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções aos potenciais clientes?
- O seu mercado é sazonal? Se sim, qual é que deve ser o calendário para poder aproveitar as hipóteses de aumentar as vendas e promoções?
- Como é que os seus concorrentes fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre as suas ações?
Estas perguntas devem ser respondidas de forma coerente, de modo a que consiga fazer chegar a sua mensagem diretamente a quem irá fazer a compra.
Mas porque é que os 4 P’s do marketing têm de estar presentes no Marketing Digital?
Pois bem, a verdade é que nos dias que correm cada vez mais a internet faz parte da vida de milhões de pessoas por todo o mundo, que utilizam a mesma para fazer as suas compras.
Assim sendo, se a sua empresa tem algo para vender, esses produtos e/ou serviços têm de estar online.
Contudo, é importante que tenha em conta que na internet a concorrência é ainda mais feroz e por esse motivo você tem de fazer as coisas da melhor forma possível de modo a alcançar os seus (potenciais) clientes e conseguir efetivar a venda.
Por exemplo, se tem um e-commerce o mesmo funciona como canal de distribuição, e ao mesmo tempo como “montra” dos produtos que você tem disponíveis para venda.
Contudo, para atrair potenciais clientes, é importante que invista em comunicação. Pode faze-lo através de vídeo, marketing, campanhas online, redes sociais, remarketing, banners…. Assim os seus clientes sabem efetivamente que você existe.
Quando o potencial comprador estiver no site, vai ser a vez de o preço convencer o cliente de que o seu produto é o melhor e que a relação qualidade vs preço é extremamente ajustada. Pode, por exemplo, para isso criar algumas campanhas que implementem um desconto aquando da primeira compra.
Como vê, os 4 P’s do marketing tradicional devem sempre estar presentes independentemente da estratégia que adotar, pois os mesmos são a base de qualquer empresa bem sucedida.