Sabemos que a internet e o marketing digital estão cada vez mais presentes no quotidiano dos empresários um pouco por todo o mundo.
Contudo, com essas mudanças é importante que saiba ao certo o que pretende fazer, quais os objetivos que quer alcançar e perceber que tal como em tudo na vida, existem muitos “ossos do ofício” quando falamos de marketing online.
Hoje iremos indicar-lhe quais as principais dificuldades que existem na vertente online do marketing.
Quais as principais dificuldades sentidas na implementação de marketing digital?
A evolução tem sido imensa e muitos empresários, porque têm de se dedicar mais ao seu negócio do que a explorar as tendências digitais, acabam por não saber ao certo como implementar as melhores estratégias.
Estamos numa época em que o que hoje temos por certo a nível digital, amanhã poderá não ser de todo aplicável.
Há pouco tempo a própria Google encomendou um estudo que foi realizado a 2.200 profissionais de marketing de 141 empresas em 41 países distintos, e os resultados foram surpreendentes.
Basicamente, os responsáveis pelos departamentos de marketing indicam que existem 4 grandes desafios (mas acredite que são muitos mais).
1 – Falta de entendimento
Como é óbvio os responsáveis de marketing reportam a alguém, normalmente o gerente ou CEO.
No entanto, pode existir por parte dos responsáveis falta de entendimento do mercado online, não sabendo como é que o mesmo funciona, nem quais são as vantagens de investir dinheiro na internet.
Muitos deles ainda acham que se a campanha ou ação for implementada hoje de manhã, amanhã de manhã já têm de ter sido angariados 5 novos clientes (ficando desmotivados se isso não acontecer).
2 – Falta de assertividade e visão estratégica
Outra das maiores dificuldades reportadas foi a falta de assertividade ou de visão estratégica.
Mais de 60% indicou que consegue desenvolver uma estratégia e perceber o que é que quer alcançar com determinada ação, contudo, o nível de assertividade da mesma é bastante baixo já que não conhecem o mercado ou sobrestimam os consumidores.
Este é realmente um dos grandes problemas, já que a maior parte das empresas em primeiro lugar lança uma ação digital, só depois é que vai ver quem é que é o seu target.
Enquanto estes erros continuarem a ser feitos, a verdade é que será complicado obter bons retornos em campanhas de marketing digital.
3 – Falta de apoio organizacional
Contrariamente ao que muitos empresários possam julgar, o departamento de marketing para funcionar corretamente precisa de ter apoio de todas as áreas da empresa.
Assim sendo, a falta de colaboração entre os diversos departamentos (nomeadamente de vendas e financeiro) são ainda entraves para a correta implementação de estratégias e ações digitais que vendam.
Se quer que a sua empresa venda mais, é importante que todos os departamentos estejam estrategicamente alinhados de forma a que a sua empresa seja coerente nas suas ações.
4 – Avaliação de resultados
Este é provavelmente o calcanhar de Aquiles de praticamente todas as organizações.
A maior parte como não vê resultados imediatos (o que é normal já que o marketing digital não lhe traz retorno de um dia para o outro) acaba por não deixar avançar as campanhas tempo suficiente para as mesmas poderem ter retorno.
Os empresários que deixam as campanhas correrem, muitas vezes nem se dão ao trabalho de as analisar posteriormente e perceber se foram ou não rentáveis.
No entanto, existem mais…
Embora o estudo tenha revelado que existem estas dificuldades por parte das empresas, a verdade é que são muitas mais, sendo que, muitas vezes, as mesmas são inerentes à empresa, ao marketing ou ao mercado.
Conheça-os de seguida.
1 – Desafios relacionados com o mercado
O que diferencia a sua empresa das outras? Pois bem, seja qual for a estratégia que escolher para se diferenciar, é essencial que a sua empresa mostre autenticidade no que faz.
Uma forma de se destacar, pode ser através da apresentação de testemunhos reais de clientes. Desta forma, quando estiverem a ver o seu site, vão ter logo um bom feedback por onde avaliar a sua empresa.
Outro ponto a ter em questão é para uma campanha de marketing digital ser efetivamente bem-feita, tem de perceber qual a melhor mensagem para passar aos seus clientes.
Evite mensagens exclusivamente comerciais, já que as mesmas podem ter um impacto negativo nos seus clientes.
2 – Desafios relacionados com marketing
Este é em grande parte um dos maiores problemas das empresas que colocam uma única pessoa responsável por toda a gestão de marketing e comunicação (principalmente quando são estagiários).
Existem diversos desafios relacionados com marketing digital que as empresas não sabem como ultrapassar, nomeadamente: segmentação, análise de resultados e produção de conteúdos.
Se perceber como é que efetivamente pode compreender melhor estes pontos que indicámos, será muito mais simples dedicar os seus esforços de marketing digital e alcançar efetivamente melhores resultados.
No entanto, antes mesmo de começar é importante que defina objetivos, que analise estratégias, mas que acima de tudo, conheça os seus potenciais clientes. Só desta forma os vai conseguir alcançar e fazer com que comprem o que tem para vender.
3 – Desafios relacionados com o mercado
Se por um lado algumas áreas de atuação se encontrem com uma concorrência menor que outras, a verdade é que a grande maioria das empresas conta com uma concorrência muito forte de todos os lados.
Desta forma, se se quer diferenciar da concorrência a autoridade e o timing são sem dúvida os seus melhores aliados para conseguir obter sucesso (seja ou não online).
E lembre-se que acima de tudo, é muito mais caro (cerca de 5 vezes) angariar um novo cliente do que manter um cliente fidelizado.
Desta forma, apesar de todos os desafios que possa ter de superar e das dificuldades que possa ter online com as várias ações de marketing digital que poderá desenvolver, lembre-se que esta é uma forma rentável e extremamente compensatória de melhorar o seu volume de negócios.
Antes de pensar em desistir, lembre-se da célebre frase de Albert Einstein – “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.