São praticamente inexistentes as pessoas que entre os 18 e os 65 anos não têm atualmente alguns dispositivos móveis e que não se ligam pontualmente à internet para fazer pesquisas ou até mesmo para comprar determinados produtos.
Têm sido realizados diversos estudos relativamente a este tema, sendo o mais recente o “Mobile Shopping, Banking and Payment Survey” realizado pela Nielsen, uma das maiores empresas de estudos de mercado do mundo. Este estudo revela dados bastante interessantes sobre a utilização de dispositivos móveis por parte dos consumidores portugueses.
Se trabalha com marketing digital, vai ficar surpreendido com os resultados apresentados, no entanto, é importante ter em conta que os mesmos podem ser ótimos pontos de partida para começar a rever a sua estratégia de mobile marketing.
Os portugueses e os dispositivos móveis
Todos sabemos que os portugueses são adeptos de tecnologia e que adoram novidades e o facilitismo que as novas tecnologias trouxeram às suas vidas.
Assim sendo, este estudo revela que 96% dos portugueses têm pelo menos um dispositivo móvel, e 65% admite que esta nova forma de se conectar com o mundo veio facilitar imenso a sua vida.
É também curioso saber que mais ou menos 82% dos portugueses recorrem ao telemóvel para verificar os seus emails e que “apenas” 78% utiliza o mesmo para ver as redes sociais (ou seja, mais 16% quando comparado com a restante média dos países europeus).
O mesmo estudo revela ainda que 64% utilizam os dispositivos móveis para procurar um determinado produto ou serviço e 42% optam por procurar ofertas e descontos nas proximidades.
Uma grande surpresa neste estudo, passa pelo facto de 77% dos inquiridos admitir que faz consultas ao saldo da conta bancária através do telemóvel e 68% admite mesmo fazer pagamento de diversos serviços. No entanto, a grande maioria dos inquiridos, admite que gostaria que houvesse um aumento na segurança relativamente a este tipo de acesso.
Uma das principais preocupações reveladas por este estudo, passa pelo facto de os portugueses estarem a substituir os seus relacionamentos diários por conversas “eletrónicas” (69%) e sentirem-se inúmeras vezes sobrecarregados de informação por parte de marcas (67%).
Todos os dados estatísticos apresentados são de enorme importância e devem ser analisados pelos responsáveis de marketing digital de todas as empresas, uma vez que o mobile marketing é uma vertente que deve ser explorada com maior eficiência tendo em conta a elevada utilização de dispositivos móveis por parte dos consumidores portugueses.
E você? Já aposta em mobile marketing? Tem o seu site otimizado para este tipo de dispositivos? Dê-nos o seu feedback relativamente a este tópico.