São muitos os empresários que ao construírem um site desconhecem que a página inicial do site é a melhor ferramenta para gerar um alto volume de vendas e conversões.
Tenha em conta que a página inicial do seu site é o seu cartão de visita online, ou seja, é a primeira coisa que um (potencial) cliente irá ver assim que chega ao seu site.
Desta forma, se a mesma não for atrativa ou responsiva (adaptar-se a todos os dispositivos móveis) ele irá deixar o site em menos de 5 segundos.
Assim hoje vamos dar-lhe algumas dicas que deve ter em conta quando falamos da página inicial do site. Conheça-as.
Cuidados a ter com a página inicial do site para conseguir vender mais
A homepage é a primeira coisa que um cliente vê assim que entra no seu site. Contudo, a mesma não tem de estar carregada de informação. Tem sim, de saber como seduzir o consumidor a navegar em várias páginas e consultar diferentes conteúdos.
Assim sendo, pense no que quer que o visitante do seu site faça quando ele o abre, de forma a construir a página inicial perfeita.
Veja alguns dos pontos que deve ter em conta.
1 – Dar garantias
É importante que consiga provar desde o início que sabe do que é que ele está à procura. Como é óbvio poderá não ser a solução completa para os seus problemas, contudo, garanta-lhe que ali ele irá encontrar várias soluções para os mesmos.
2 – Gerar confiança
Nos dias que correm existem cada vez mais sites online, assim sendo, dependendo do seu tipo de negócio é importante que dê confiança aos seus clientes.
Por exemplo, pode colocar certificados, o símbolo de site seguro, o símbolo do pagamento seguro (essencial se for um e-commerce), certificações, testemunhos…
Tudo isto, embora possa parecer simbólico, vai dar confiança ao cliente para que ele faça aquilo que você quer (que muito provavelmente será comprar o seu produto ou serviço).
3 – Tenha pelo menos um CTA (Call to Action)
Uma CTA (também conhecida como chamada para a ação) é uma imagem ou um texto, que tem como principal intuito incentivar o visitante a realizar uma ação especifica (ver uma página, preencher um formulário, pedir um orçamento, solicitar um ebook…).
As CTA’s ajudam a guiar as pessoas ao longo do caminho para se tornarem clientes e aconselham quais os próximos passos a dar.
Desta forma, seja criativo na implementação de uma CTA na página inicial do site, já que a mesma pode ser uma ferramenta de conversão poderosa.
4 – Informações de contacto
Muitas vezes os potenciais clientes querem abrir um site simplesmente para ver o contacto telefónico, morada ou email da sua empresa.
Assim sendo, pode optar por colocar um menu de contacto visível logo no inicio da página e quem carregar lá tem acesso imediato a todos os dados da sua empresa.
Por outro lado, poderá também colocar essa informação no final da homepage, de forma a estar visível se o cliente gostar do que vir e quiser contactar sem ter de estar à procura do contacto.
5 – Tenha em conta o branding
O seu branding é uma parte extremamente importante da sua marca. A integração da estratégia, mensagem e do posicionamento é o que vai permitir à sua marca gerar mais confiança aos consumidores.
Desta forma, seja sempre coerente com a sua imagem, seja nos diversos meios online como nos meios offline (cartão de visita, envelopes, papel de carta…).
6 – Vídeo marketing
Cada vez mais o vídeo marketing faz parte da vida de milhares de pessoas por todo o mundo. Assim sendo, colocar um vídeo na home do site é uma forma rápida e dinâmica de mostrar o que é que a sua empresa faz, qual a sua história, os valores…
O mesmo pode ser um vídeo institucional ou meramente promocional, você decide. O importante é perceber que esta é uma forma de criar conteúdo diversificado e envolver o seu target.
7 – Lembre-se dos problemas
Quem compra os seus produtos ou serviços, fá-lo porque tem uma necessidade ou um problema que necessita ser resolvido.
Assim sendo, na home do site identifique alguns dos problemas que a sua empresa pode resolver. Pode parecer estranho, mas isto irá fazer com que os visitantes saibam que estão no lugar certo e que você vai conseguir ajudá-los (e aumentar a confiança em si).
8 – Conteúdo atualizado
Este é um dos grandes problemas das empresas, principalmente quando estão em vigor campanhas promocionais.
Não há nada pior que um consumidor chegar ao seu site e ver por exemplo um banner de uma campanha que terminou há 4 ou 5 dias atrás.
Tenha a preocupação de atualizar de forma periódica os conteúdos do seu website, pois irá demonstrar dinâmica e preocupação. Já o contrário, poderá levar a que haja uma perca de credibilidade.
9 – Mostrar os últimos conteúdos do blog
Embora muitas empresas optem por não o fazer, a verdade é que ter um widget com os últimos artigos que foram publicados no seu blog pode ser uma forma bastante interessante de aumentar o volume de conversões (e o tempo que o consumidor passa no seu site).
Se trabalha com a venda de serviços, acredite que isso poderá alavancar e muito as vendas, pois vai mostrar ao consumidor que é um expert na sua área de atuação e que tem interesse em ajudá-lo mesmo que não faça nenhuma venda.
10 – Informação sobre os principais serviços
Muitas empresas têm um leque imensamente variado de produtos ou serviços que têm para vender.
Contudo, uma forma de tornar a visita de um cliente mais simples, é linkar todos os serviços que tem diretamente na home do site.
Desta forma, se o consumidor quiser conhecer melhor algum dos serviços, basta que carregue no link e vai ser redirecionado. Assim minimiza o tempo gasto à procura dessa informação.
Estes são apenas 10 dos pontos que deve ter em conta com a home do site. Tenha em mente que é muito difícil enviar pessoas para visitarem um site, mas mais difícil ainda é estarem nele muito tempo.