Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

O papel da persona e do público-alvo em tempos de Covid-19

  1. Home
  2. Agência Influência
  3. O papel da persona e do público-alvo em tempos de Covid-19
O papel da persona e do público-alvo em tempos de Covid-19

Você sabe com quem está falando?

Esta frase muitas vezes percebida como arrogante, hoje, diante da pandemia, é uma das questões vitais para redirecionar e reposicionar estratégias, negócios e mercados.

Estamos vivenciando a mãe de todas as crises. Com tudo e por tudo, o shutdown planetário nos obrigou a uma longa pausa para um reposicionamento em todas as áreas da vida – desde o pessoal, familiar e espiritual, passando pelo econômico, político e é claro, mercadológico.

Por isso, quando hoje perguntamos se você realmente sabe com quem está falando enquanto empresa, a ideia pode ser bem mais ampla do que a percepção do seu “avatar” ou cliente ideal.

A proposta é um pouco mais holística,  abrangente e embute questões como:

  • Qual o propósito do meu negócio?

  • Para que, porque e para quem ele existe?

  • Com quem e de que forma minha empresa “conversa” com o mercado?

  • O que as pessoas realmente buscam resolver quando procuram minha empresa para comprar ou fazer negócios?

Se tudo isso era essencial para toda estratégia de comunicação antes do Covid- 19, agora é absolutamente urgente e indispensável.

Com as pessoas em confinamento, o mundo online é a principal forma de interação  entre pessoas e mercados e a  internet alcança  níveis recordes de utilização principalmente pela força das redes sociais.   

Sendo assim, não existe outra saída: ou os empreendedores repensam suas estratégias, reavaliam seu propósito e aprofundam conhecimento e relacionamento com seu público, ou  serão “deletados” do mercado.

O que a Agência Influência propõe nesse momento é uma rápida e necessária volta ao ponto de partida, para que seja possível avançar com a estratégia certa, focada e consciente.

E não há dúvida que num momento  como esse, significa conhecer ainda mais o seu cliente para oferecer a ele o que ele realmente quer e precisa.

Mudança de perfil?

Um conceito fundamental para qualquer negócio e que precisa ser retomado urgentemente é público–alvo, conhecido também como Target. 

Trata-se da fatia da sociedade ou grupo de pessoas para o qual os  produtos e serviços da sua empresa têm utilidade e são direcionados.

Com a mudança de 360 graus na sociedade que já começou e deve seguir após os dias de confinamento, é preciso ter clareza sobre o que mudou na vida do seu público-alvo.

Lembre-se que para definir o público – alvo, que geralmente acontece por meio de pesquisa, são consideradas características demográficas, comportamentais e socio econômicas desse grupo.

O público-alvo é a base para se trabalhar com a segmentação do mercado. Com ele, você consegue ter segurança para saber qual fatia da população deve direcionar sua comunicação e, com base nisso, criar e ou atualizar os seus argumentos de venda.

Elementos do Público – Alvo

Idade, sexo, localidade onde vive, poder aquisitivo, profissão, classe social, nível educacional

O poder da Persona

As tecnologias digitais e todas as mudanças no consumo trouxeram a necessidade de se produzir estratégias cada vez mais segmentadas e que levassem em conta, em detalhes, a individualidade do consumidor.

Surge então o conceito de Persona ou buyer Persona: um perfil fictício do cliente ideal de uma empresa, criado para possibilitar uma melhor compreensão de quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias cada vez mais assertivas, sobretudo no marketing digital.

Criar uma persona requer um  trabalho muito mais minucioso de pesquisa do que o de público–alvo, pois a meta é entender as características subjetivas que fazem parte da personalidade dos seus clientes enquanto consumidores.

Além das informações já apontadas no público-alvo, a persona mostra todos os detalhes que farão parte do seu cliente ideal.

A persona é indispensável para o “tom de voz” ideal da sua empresa, padronizar a linguagem do blog e posts de redes sociais, direcionar a produção de conteúdos mais interessantes e para determinar a escolha das redes sociais mais adequadas para o seu negócio.  

Elementos  para criar a Persona

Crie um nome fictício para facilitar a conexão ( sim sua persona pode deve ter um nome próprio);

Elabore uma breve história sobre o dia a dia da persona;

Considere: hábitos de compra; estilo de vida; redes sociais favoritas; Hobbies; valores; eventuais problemas relacionados  ao seu produto; ambições.

Personas e a Pandemia

Diante do cenário atual é imprescindível que você reestruture sua persona e pense nela como se fosse um grande amigo, de quem conhece tudo a respeito da sua vida e dos seus hábitos.

A partir daí, transponha a Persona para a realidade atual, e tente perceber como seu amigo está enfrentando o Covid – 19.

Como estará se sentindo? Que tipo de receio ou dificuldade pode estar passando? Do que está precisando? Como devo aborda-la? Como sua empresa poderá trazer alivio a ele nesse momento de estresse e dificuldades?

As respostas dessas questões serão a base do seu trabalho daqui para frente. Sem isso, a melhor das estratégias não vai funcionar.

Ignorar a Persona ou as personas da sua empresa agora é como falar ao vento. Seus clientes estão precisando de afago, apoio, cumplicidade, conteúdos que façam a diferença nas suas vidas.

Em todas as suas ações converse com a Persona diretamente. Faça com que sinta que a comunicação é exclusiva e a sua preocupação genuína.

Há ferramentas e técnicas do marketing digital para viabilizar isso, mesmo quando você fala com um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Algum lugar no passado

Para entender melhor o cenário, busque informações sobre o comportamento dos usuários no Google em outro momento como esse de crise, pandemia e restrições.

Em 2009, por exemplo, quando o vírus H1N1 conhecido como gripe suína, também gerou muita apreensão. Claro, não da mesma forma e intensidade que o Covid-19. Mas vários segmentos foram afetados, baixando o consumo e houve políticas de isolamento em algumas regiões do Brasil.

De acordo com o Google Trends, ferramenta que mensura tendências de busca, o termo “onde investir agora” teve o maior pico naquele ano, pois havia na época muitas incertezas e dúvidas sobre quais rumos seguir nos investimentos.

Quem direcionou sua comunicação, fez a lição de casa e apostou no marketing digital, não apenas se recuperou mais rapidamente da crise, mas ganhou autoridade e destaque no mercado.

E um detalhe: em 2009 não se discutia estratégias de Inbound e aquisição de leads, hoje disponíveis com facilidade.

O marketing digital foi e será novamente o melhor recurso para as empresas  superarem mais esse período negro. Mas é preciso voltar ao ponto inicial do jogo, analisar os personagens, rever a estratégia e avançar com extremo cuidado por um campo temporariamente minado.

 Precisa de ajuda e apoio nessa trajetória? Converse com a Agência Influência e  navegue mais tranquilo durante a turbulência.

Anterior
Marketing digital e bons conteúdos são os melhores aliados das empresas para combater a crise do COVID-19
Próxima
Covid -19 e os mercados: impacto, gestão e sobrevivência
Menu