Porque é que a personalização do contacto com o cliente é tão importante

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personalização do contacto com o cliente

Longe vai o tempo em que era realizada uma campanha de marketing que tinha como intuito abranger todos os consumidores a nível nacional. Atualmente a personalização do contacto é o meio primordial de relacionamento e contacto com os mesmos.

Desde o conteúdo de atração aos emails que são enviados através de campanhas, a verdade é que nos dias que correm, quem não prima por um contacto direto e personalizado, já se encontra em desvantagem perante a concorrência.

Hoje iremos explicar-lhe porque é que esta personalização do contacto é tão importante, e porque é que é esta a estratégia por onde deve seguir.

Personalização do contacto – a melhor forma de vender

Existem atualmente mais de 1 milhão de sites e blogues por todo o mundo. Todos os dias milhares de conteúdos novos são publicados em qualquer canto do planeta.

O problema? Bem o maior problema é que na grande maioria das vezes o conteúdo não se adapta às necessidades dos consumidores ou pior ainda, é conteúdo duplicado e sem qualquer relevância para o mesmo.

Hoje em dia, qualquer empresa que queira efetivamente cativar e captar a atenção de potenciais clientes tem de produzir conteúdo que seja relevante, e personalizado ao seu nicho de atuação.

Assim sendo, a personalização do contacto com o cliente, não é apenas mais uma forma de diferenciação da concorrência. É A forma de diferenciação pelo qual deve optar.

Estamos constantemente rodeados de publicidade, vídeos, gifs… Se quer realmente obter a atenção do seu público alvo, saiba que terá de se concentrar nele, e perceber o que é que é realmente relevante.

Se cada pessoa que realiza uma pesquisa nos motores de busca para uma determinada palavra chave obtém resultados distintos, é isso que deve implementar no seu conteúdo. Questões distintas e que possam resolver diferentes problemas que o seu nicho tem (nomeadamente nas diversas fases do processo de compra).

Como encontrar o target correto?

Uma questão essencial, é que por muito bem que as ferramentas de análises estatísticas funcionem, a verdade é que não há nada melhor do que falar diretamente com as pessoas.

Defina estrategicamente qual o seu target, e tente falar com um grupo de pessoas que faça parte desse target. Apenas dessa forma, vai poder ajustar aquilo que você acha que são os desejos e necessidades dos mesmos, com o que são realmente esses desejos e necessidades.

Tenha sempre em conta que a personalização do contacto com o cliente inclui tentar sempre fazer melhor do que a o que já foi anteriormente feito.

Por exemplo, se está a produzir um ebook para oferecer ao seu público alvo, veja o que já foi feito pela concorrência. Faça melhor. Seja mais ousado, investigue, demore mais tempo, aposte na diversidade, na interatividade e no conteúdo.

Não vale a pena fazer algo, se não for para ser melhor. Se fizer o mesmo que a concorrência, nunca irá conseguir distinguir-se deles na mente do consumidor.

Contudo, tenha sempre em conta qual a sua estratégia e como é que a mesma pode ser adaptada à personalização do cliente e ao aumento das vendas (como consequência a médio/longo prazo).

O consumidor já começa a conhecer as estratégias de marketing digital, o que quer dizer que muitas vezes, a curiosidade e o interesse no que tem para dizer, pode não passar disso mesmo (ou seja, pode não haver qualquer tipo de intenção de compra).

Como ultrapassar o ceticismo dos consumidores?

A verdade é que com a aposta incessante das empresas em várias técnicas de marketing digital, os consumidores tornaram-se céticos.

Desta forma de modo a conseguir uma maior personalização do contacto com o cliente é importante que interaja com ele. Pode fazê-lo de diversas formas, contudo, a mais simples acaba por ser através das redes sociais, nomeadamente o Facebook.

Se a sua empresa construir um bom relacionamento com o consumidor, distribuir a informação da melhor forma, tiver um produto ou serviço com características melhores e se entregar mais valor que a concorrência, acredite que tem todos os ingredientes para aumentar o seu volume de vendas.

É importante que tenha também em conta que existem dezenas de estratégias diferentes no que concerne marketing digital. Assim sendo, se ainda não tem budget suficiente para investir em diversas metodologias, escolha apenas uma.

Seja qual for aquela que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu target, invista na mesma (marketing de conteúdos, campanhas de publicidade online, redes sociais, email marketing…), faço-o bem feito e vai ver que irá facilmente obter resultados através da personalização de contacto com o cliente.

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