Os pontos de conversão são fundamentais para impactar positivamente suas vendas. Basta saber como utiliza-los e interpreta-los corretamente.
Na era da comunicação e do marketing digital ter um produto de altíssima qualidade, ou um serviço de extrema eficiência já não bastam para encantar um cliente ou impulsionar uma venda. É preciso mais.
Quando falamos de um site, hoje a principal vitrine comercial de uma empresa, a facilidade de navegação e a disponibilidade de canais para que o cliente possa entrar em contato de forma rápida e eficiente contribuem para aumentar o valor agregado dos seus produtos e serviços e com isso gerar mais vendas, o que chamamos de pontos de conversão.
Saiba, portanto, que essa é uma regra básica do universo digital que não pode ser ignorada.
Pontos de conversão = arquitetura e transparência
A arquitetura do site e a forma como os pontos de conversão são distribuídos mostram claramente o nível de disponibilidade da empresa em apoiar e resolver as questões do cliente.
Esse tipo de interação cria relações de confiança, impulsiona vendas e fideliza os clientes, que podem passar de leads para clientes efetivos.
Para isso existem várias ferramentas, como Chats, botão para chamada de Whatsapp, autoatendimento, botão ligue agora (call to action), formulários de contato, entre outros. Os pontos de conversão precisam estar bem construídos e situados de forma a levar o cliente por um caminho de facilidades.
São eles, os pontos de conversão que vão ajudar você e sua equipe de marketing a entender de forma mais objetiva a jornada de compra do cliente, ou seja, quais os caminhos percorridos por ele até a compra, e assim ganhar a sua confiança.
Trabalhando todos os pontos de conversão
Vale reforçar: sempre que um cliente ou prospect visitar seu site, por exemplo, precisa encontrar ali todos os canais para entrar em contato com a marca.
Tudo isso pode até parecer obvio demais, porém muitas empresas ainda cometem pecados graves por não dar a devida atenção a esses elementos.
Pense bem: nada é mais irritante do que você precisar de informações sobre algo ou querer entender melhor determinado serviço e ao fazer a busca encontrar, quando muito, um número de telefone que não responde fora do horário comercial, sem falar na informação insuficiente disponibilizada no conteúdo.
Por isso um site bem estruturado precisa conter vários pontos de conversão e, principalmente, um bom formulário de contato, um dos itens mais importantes de uma boa estratégia para a conquista de novos clientes.
É primordial que os usuários visualizem com facilidade todos os dados da empresa, como telefone para ligações e mensagens, e-mail de atendimento, redes sociais e que possam preencher facilmente o formulário de contato.
Um bom formulário precisa estar disponível não só nos em sites, mas nos blogs e outras ferramentas, incluindo os aplicativos. E, sendo um instrumento criado com muita facilidade, já não há desculpa para não ser utilizado.
Considere o banco de informações gerado pelo formulário de contato desde o inicio do planejamento do seu site. Além de simplificar a comunicação com o cliente e identificar as necessidades do público, o formulário permite também a criação de uma base de leads.
No entanto, esteja atento: a partir do momento que uma empresa disponibiliza num site um formulário de contato, precisa a dar a devida atenção a ele.
Faça um exercício e se coloque no lugar do cliente: quantas vezes você já utilizou este canal e não recebeu qualquer retorno?
Fica fácil identificar o quanto esse tipo de situação provoca efeito contrário: rejeição e desconfiança da empresa ou da marca.
Ingredientes principais
Tenha em mente que um formulário atrativo deve ser simples e fácil de preencher.
A recomendação é solicitar apenas as informações básicas do cliente como: nome, telefone e e-mail. Isso é suficiente para responder a um contato inicial.
No entanto, o formulário também pode segmentar o público de acordo com os seus interesses, desde que de maneira simples e objetiva.
Por exemplo: o formulário de um e-commerce pode conter uma definição por categoria de produto. Já um site institucional tem a possibilidade de direcionar para determinados setores da empresa, enquanto num blog de viagens, por exemplo, o cliente poderá manifestar interesse por viagens nacionais ou internacionais.
Mas o campo de assuntos de interesse do formulário pode ser opcional: o usuário decide se quer responder ou não.
Também é importante sinalizar quais são os campos obrigatórios, os erros no preenchimento ou campos deixados em branco. Informe quando o preenchimento for realizado com sucesso e sempre que possível indique um prazo para o retorno.
Uma boa prática é acrescentar uma página final com um “Muito Obrigado!” Esse recurso vai ajuda-lo a enxergar com mais clareza o caminho percorrido pelo cliente para chegar até ali.
Por fim, teste o formulário de contato em dispositivos diferentes como tablets e smartphones para poder disseminar sua utilização com mais segurança.
Quer saber mais sobre arquitetura de sites, pontos de conversão e de contato? A equipe de especialistas da Agência Influência está à sua disposição. Entre em contato!