Estratégia no Marketing Digital: Porque é importante possuir uma

  1. Home
  2. Marketing
  3. Estratégia no Marketing Digital: Porque é importante possuir uma

estrategia no marketing digital

Qualquer planeamento precisa de uma estratégia que o suporte. Mas antes de se avançar com a definição de uma estratégia é necessário definir objetivos. Vamos falar da importância da estratégia no Marketing Digital.

O que pensar antes de desenvolver uma estratégia?
A primeira coisa a fazer é definir qual a sua posição atual (o ponto A) e a posição onde pretende estar no final da campanha de marketing digital que pretende implementar (o ponto B). O planeamento é precisamente a linha que une os pontos A e B, é o que é necessário atingir para alcançar o objetivo (o ponto B).

Ou seja, o planeamento é analisar a situação atual, definir o que se pretende atingir e então desenvolver o caminho de como irá atingir o objectivo.

Já a estratégia é análise dos possíveis caminhos que podemos tomar para chegar da forma mais eficiente e eficaz ao ponto B. Ou seja, a estratégia são os recursos que serão utilizados.

Definir objetivos de uma campanha de Marketing Digital
Para se definir um objetivo de uma campanha de marketing digital podem-se colocar algumas questões.

  • O que pretende vender? O produto ou serviço que vai ser oferecido aos clientes.
  • A quem pretende vender? O público-alvo do negócio.
  • Por quanto pretende vender? O preço que o cliente irá pagar pelo produto ou serviço que está a vender. É este preço que gera a receita para o seu negócio. Tudo o resto gera custos. Daí a grande importância deste ponto na definição de uma estratégia.
  • Quanto pretende ganhar? A margem de lucro do produto ou serviço.
  • Quanto está disposto a investir? É necessário definir um budget para a campanha de marketing digital. Para determinar este valor é importante ter sempre em consideração o Custo de Aquisição de Leads e o Custo de Aquisição de Clientes.
  • Em quanto tempo quer recuperar o investimento? Este ponto está muito dependente do que foi decidido nos pontos anteriores.

 

Inbound Marketing
Para atingir os resultados é importante saber que ferramentas existem ao seu dispor e conhecer o funil do marketing. Este pode-se dividir em 4 níveis.

  • Atracção
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Venda

Para cada uma destas etapas é necessário definir individualmente que ferramentas usar.

Análise dos resultados
No final é fundamental analisar as métricas definidas. Só assim é possível saber se a campanha atingiu os objectivos definidos. É com base nos resultados desta análise que se podem montar as campanhas de marketing do futuro, corrigindo os pontos que possam ser melhorados.

Anterior
Empresas portuguesas fazem Marketing Digital sem estratégia
Próxima
Como criar uma ligação entre a marca e o consumidor?
Menu