Qualquer planeamento precisa de uma estratégia que o suporte. Mas antes de se avançar com a definição de uma estratégia é necessário definir objetivos. Vamos falar da importância da estratégia no Marketing Digital.
O que pensar antes de desenvolver uma estratégia?
A primeira coisa a fazer é definir qual a sua posição atual (o ponto A) e a posição onde pretende estar no final da campanha de marketing digital que pretende implementar (o ponto B). O planeamento é precisamente a linha que une os pontos A e B, é o que é necessário atingir para alcançar o objetivo (o ponto B).
Ou seja, o planeamento é analisar a situação atual, definir o que se pretende atingir e então desenvolver o caminho de como irá atingir o objectivo.
Já a estratégia é análise dos possíveis caminhos que podemos tomar para chegar da forma mais eficiente e eficaz ao ponto B. Ou seja, a estratégia são os recursos que serão utilizados.
Definir objetivos de uma campanha de Marketing Digital
Para se definir um objetivo de uma campanha de marketing digital podem-se colocar algumas questões.
- O que pretende vender? O produto ou serviço que vai ser oferecido aos clientes.
- A quem pretende vender? O público-alvo do negócio.
- Por quanto pretende vender? O preço que o cliente irá pagar pelo produto ou serviço que está a vender. É este preço que gera a receita para o seu negócio. Tudo o resto gera custos. Daí a grande importância deste ponto na definição de uma estratégia.
- Quanto pretende ganhar? A margem de lucro do produto ou serviço.
- Quanto está disposto a investir? É necessário definir um budget para a campanha de marketing digital. Para determinar este valor é importante ter sempre em consideração o Custo de Aquisição de Leads e o Custo de Aquisição de Clientes.
- Em quanto tempo quer recuperar o investimento? Este ponto está muito dependente do que foi decidido nos pontos anteriores.
Inbound Marketing
Para atingir os resultados é importante saber que ferramentas existem ao seu dispor e conhecer o funil do marketing. Este pode-se dividir em 4 níveis.
- Atracção
- Conversão
- Relacionamento
- Venda
Para cada uma destas etapas é necessário definir individualmente que ferramentas usar.
Análise dos resultados
No final é fundamental analisar as métricas definidas. Só assim é possível saber se a campanha atingiu os objectivos definidos. É com base nos resultados desta análise que se podem montar as campanhas de marketing do futuro, corrigindo os pontos que possam ser melhorados.