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Porquê anunciar no Instagram?

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11 de novembro de 2017

O Instagram é uma das redes sociais que mais aumentou o número de utilizadores registados nos últimos anos.

Assim sendo, são cada vez mais as empresas que optam por anunciar no Instagram os seus negócios. Mas, mesmo com uma popularidade bastante elevada, a verdade é que existem ainda muitos empresários que desconhecem as mais-valias desta rede social.

Assim sendo, explicamos-lhe de seguida o que é o Instagram e quais as vantagens de anunciar nesta rede social.

O que é o Instagram?

De forma simples e prática o Instagram é uma rede social que funciona exclusivamente com fotos e vídeos.

Ao partilhar as fotografias, os utilizadores (e as empresas) podem aplicar vários filtros nas mesmas (por exemplo, poderão ficar a preto e branco, em sépia, entre outros…).

No entanto, com a evolução desta rede social, a verdade é que os vídeos que podem ser publicados também evoluíram, sendo que atualmente o tempo máximo de duração dos mesmos é de 60 segundos (inicialmente eram de apenas 15 segundos).

Desta forma, e tendo em conta a evolução do Instagram, são realizados mais de 600 milhões de acessos mensais em todo o mundo.  Muitas empresas, principalmente as que vendem produtos, começaram a utilizar esta rede social mais frequentemente, pois conseguiam facilmente alcançar o seu target.

Quais são os motivos e as vantagens de anunciar no Instagram?

É importante frisar desde já que nem todas as empresas devem utilizar esta rede social para alcançar o seu público alvo.

De forma resumida, uma vez que a grande maioria dos utilizadores desta rede social são pessoas entre os 15 e 35 anos, só as empresas que tenham como target consumidores com esta idade é que podem efetivamente ter vantagem na sua utilização.

Como qualquer rede social nova e em ascensão, algumas marcas podem e devem aproveitar para se aproximarem do seu target. Tenha em conta o seguinte.

1 – Uma imagem vale mais que mil palavras

No momento de produzir qualquer tipo de conteúdo para o Instagram, é preciso deixar de lado a adaptação de peças e pensar em criações mais nativas.

No caso específico do Instagram, que é uma plataforma inspiradora, com bastante apelo visual, deve partir desse conceito para produzir conteúdos (sejam eles patrocinados ou não) partilháveis e personalizados.

Esta é sem dúvida a melhor prática a ser tomada, ou seja, para atrair o público-alvo, o visual tem que ser destacado.

2 – Melhoria do relacionamento com o cliente

Imagine um funil de vendas! No caso dos anúncios do Instagram é possível dizer que os mesmos funcionam essencialmente como reconhecimento e consideração ligados à marca (ou seja, a primeira etapa do funil), do que para as etapas finais, como conversão.

Assim sendo, o Instagram não deve nunca ser considerado essencialmente como um canal de venda, mas sim como um canal de relacionamento com o cliente.

3 – Facilidade de segmentação

Se a sua empresa já tem uma persona criada e sabe exatamente quem é que é o seu público alvo, é possível realizar uma segmentação detalhada de um anúncio.

Ao promover um post no Instagram você pode direcioná-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Facebook (já que o Facebook adquiriu esta rede social). Desse modo, os anúncios são segmentados por:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, desporto, tecnologia…);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, cargo exercido no local de trabalho…);
  • E públicos personalizados (quem acedeu previamente ao seu site, lista de contatos…).

Estatísticas importantes sobre o Instagram

Tal como todas as redes sociais, o Instagram já realizou diversos estudos sobre o impacto que a plataforma tem na vida dos consumidores.

Assim sendo, se não sabe porque deve investir no Instagram, deixamos-lhe alguns números.

  • Mais de 600 milhões de utilizadores ativos mensalmente;
  • Mais de 75% dos mesmos encontram-se fora dos Estados Unidos da América;
  • Atualmente são mais de 6 biliões de fotografias partilhadas;
  • Atualmente são dados mais de 3,5 biliões de likes;
  • Mais de 80 milhões de fotografias são publicadas diariamente;

Quais os principais objetivos das empresas que anunciam no Instagram

Tal como já dissemos anteriormente, o Instagram é uma rede social maioritariamente direcionada para dispositivos móveis e está cada vez mais voltado para campanhas de Mobile Ads.

Nesse sentido, oferece excelentes ferramentas para que você possa implementar as suas estratégias de Branding (construção de marca) e de Performance ou Desempenho.

  • O Instagram também permite a criação de três tipos de anúncios com objetivos diferentes, sendo os mesmos:
  • Aumentar os cliques do seu site.
  • Promover a instalação do seu App.
  • Conseguir reproduções de vídeos em grandes quantidades.
  • Melhorar a imagem de marca.

Se um dos seus objetivos está mencionado anteriormente, e a sua empresa é uma das que pode beneficiar com os anúncios de Instagram, não se deixe ficar para trás.

Comece hoje mesmo a implementar uma campanha de sucesso.

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