Porque é que a sua empresa deve ter um site otimizado

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Cada vez mais é essencial que a sua empresa tenha um site otimizado de forma a cumprir os requisitos base do Google para um correto posicionamento nos primeiros lugares dos motores de busca.

No entanto, são ainda imensas as empresas que não sabem ao certo quais as vantagens associadas a um bom site e o que é que é necessário fazer para que o mesmo fique otimizado.

Desta forma, a Agência Influência resolveu dar-lhe umas dicas relativamente a este tema, para que possa perceber se o seu site necessita ou não de algumas melhorias.

Quais as principais vantagens de um site otimizado

Existem diversas vantagens associadas à otimização de um site para os motores de busca, no entanto, vamos indicar-lhe aquelas que do nosso ponto de vista acabam por ser mais relevantes para o seu negócio.

1 – Aumento da notoriedade

Diariamente são realizadas mais de 1 bilião de pesquisas nos diversos motores de busca um pouco por todo o mundo. E a única coisa que podemos dizer desde inicio é que cada uma delas é realizada por um potencial cliente que está à procura de um determinado produto ou informação.

Se o seu site estiver otimizado, vai ser muito mais simples aparecer na primeira página dos motores de busca. E com um pouco mais de trabalho, poderá colocar o mesmo no top 3 dos lugares mais apreciados por todas as empresas.

É importante desde já salientar, que essa otimização não é apenas realizada em termos de SEO. Existem muitas questões que são essenciais como a velocidade do site, o layout do mesmo, o fato de ser ou não responsivo…

Enfim… otimizar um site pode ser algo bastante trabalhoso, mas que garantidamente dá os seus frutos.

2 – Aumento do volume de vendas

Cada vez mais os portugueses utilizam o telemóvel como forma de comprar produtos online ou pesquisar as melhores promoções ou informações relativamente a um determinado serviço ou produto.

Se o seu site estiver totalmente otimizado e for responsivo, será muito mais simples de aparecer no topo das pesquisas em dispositivos móveis ou mesmo em desktop (já que para o Google permeia os sites que cumprem os requisitos base) e aumentar as suas vendas.

3 – Possibilidade de atualização constante

Um site otimizado, por norma é construído seguindo o recurso a templates pré-definidos de WordPress, o que lhe permite uma atualização constante das atualizações disponíveis no mesmo.

Quando um responsável de marketing analisa o seu site, é provável que encontre alguns erros que estão a afetar a forma como o seu site é visto pelos diversos motores de busca.

Se o site for criado de raiz através de HTML, será um pouco complicado atualizar o mesmo e mantê-lo otimizado com a devida frequência. No entanto, se o mesmo for construído com uma plataforma de fácil interação, vai ver que mais facilmente alcança bons resultados.

4 – Menor investimento

Quando cria um site otimizado de raiz, ou seja, totalmente de acordo com as boas práticas do Google, o valor apenas é pago uma única vez, e os profissionais responsáveis fazem todo o trabalho de otimização por si.

Se optar por ter apenas um site, vai ter de gastar imenso dinheiro em publicidade paga para conseguir estar nos primeiros lugares dos motores de busca.

O ROI deste investimento, é imenso, sendo que deve contratar uma boa empresa, com resultados palpáveis, para construir ou otimizar o seu próprio site.

A importância do SEO para um site otimizado

O SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização dos Motores de Busca) é um dos fatores essenciais ao correto desenvolvimento de um site otimizado. A sua utilização é realizada em duas fases distintas: On Page e Off Page.

A parte On Page refere-se a tudo o que se encontra ligado ao site e que pode ser controlado por si. Este ponto específico é de extrema importância para a otimização do site uma vez que influência imenso os rankings dos motores de busca.

Existem diversas otimizações que podem (e devem) ser realizadas neste âmbito. As principais são:

  • Title Tag – Ou seja, o título do artigo ou da página em questão (pois ajuda a que o Google entenda melhor qual o tema principal da página);
  • Meta Tag – Trata-se de uma breve descrição com no máximo 150 caracteres que irá ser visível sempre que essa página é apresentada nos motores de busca;
  • Meta Keyword – Trata-se simplesmente da palavra chave associada a determina página (ajudando assim a melhorar o seu rank em determinadas pesquisas);
  • URL – O mesmo é o link da página, e deve conter de forma harmoniosa a keyword (devendo o mesmo ser também identificativo do assunto – por exemplo – agenciainfluencia.com/servicos – este é o URL da nossa página de serviços).
  • Image Tag – Trata-se de otimizar as imagens inseridas de acordo com as palavras chave definidas previamente.

No que concerne a otimização Off Page é tudo aquilo que embora você possa controlar (mais ou menos), não depende exclusivamente de si.

Os casos mais comuns são os seguintes:

  • Link Building – Trata-se de criar links externos ao seu site que apontem diretamente para o mesmo (pois desta forma, irá mostrar ao Google que é um site fidedigno e que tem autoridade na sua área de atuação).
  • Presença em redes sociais – As redes sociais facilitam imenso a partilha de conteúdos, assim sendo, são uma ótima forma de gerar trafego real para o seu site, e dar a conhecer os mesmos aos seus potenciais clientes.
  • Cross Linking – Trata-se da criação interna de links no seu site. Por exemplo desenvolveu um artigo sobre determinado tema, e no meio do mesmo refere uma das palavras chave associadas a outro artigo que já tenha escrito. Através do cross Linking irá linkar essa palavra chave ao artigo que havia anteriormente escrito-

Todas estas ações em conjunto, vão fazer com que o seu site fique 100% otimizado, sendo reconhecido com uma autoridade na sua área de atuação.

Agora que já sabe como é que funciona e quais as vantagens para a sua empresa de ter um site otimizado, está na altura de analisar e verificar quais as melhorias que podem (e devem) ser realizadas para que consiga aumentar a sua notoriedade e o volume de vendas orgânicas.

 

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