+55 11 3198 6122 Bandeira Brasil     +351 308 813 019 Bandeira Portugal
Espanha Reino Unido
Banner image

Portugal vai ter um crescimento de 2% em Investimentos Publicitários

  • Blog
  • Blog detalhes
19 de julho de 2017

LeistungenHeaderbild3Cada vez mais, as empresas apostam em investimentos publicitários, sendo que esta questão foi confirmada através de um estudo global realizado pela Magna Global (uma unidade de estratégia global do IPG Mediabrands).

Este estudo, revela que se encontra previsto um crescimento de 2% no mercado publicitário em Portugal, atingindo assim o valor de 556 milhões de euros em 2017.

A estimativa apresentada, aponta ainda para que não seja apenas em Portugal que os investimentos publicitários sejam alvo de desenvolvimento, uma vez que a nível mundial a estimativa de crescimento é de 3,7% (atingindo o valor de 444 mil milhões de euros).

O relatório apresentado pela Magna Global, descreve ainda que embora haja este aumento, a evolução deste tipo de investimentos em Portugal irá ocorrer de forma mais lenta do que em anos anteriores.

No entanto, no prazo de 5 anos (ou seja, em 2021) é esperado que o mercado mantenha uma subida constante entre 3% e 5% ao ano, passando o marketing digital a ganhar terreno relativamente aos meios televisivos (embora estes meios tenham caído 28% no que concerne os investimentos publicitários, continuam a ser o principal meio de receitas em publicidade).

Ainda no mesmo estudo, obtém-se a informação de que a televisão paga representa 22% dos investimentos em publicidade neste meio.

No entanto, os meios online continuam a crescer de forma exponencial, apresentando um peso de 25% no investimento publicitário de PME’s e grandes empresas, sendo que o investimento irá crescer mais 17% face ao ano transato.

Outra questão importante e analisada pelo estudo realizado, é que a pesquisa de “Search” (ou seja, anúncios de Google Adwords) contam com 34% dos investimentos publicitários dos portugueses, contudo, o vídeo e as redes sociais, continuam a obter o maior aumento de investimento por parte dos empresários.

De forma simples, é possível perceber que deste estudo a principal ilação obtida, é que as previsões para 2017 demonstram, que independentemente das plataformas e das estratégias implementadas pelas empresas, o investimento em publicidade online mantém uma tendência positiva.

Tendências de crescimento do investimento publicitário a nível mundial

Tal como dissemos anteriormente, embora haja um crescimento de 3,7% previsto a nível mundial, o mesmo representa uma quebra relativamente ao ano anterior (cuja evolução tinha sido de 5,9%). No entanto, esta quebra é devido à falta de grandes eventos desportivos ou eleições com impacto em vários países.

No entanto, a tendência de crescimento para 2018 a nível mundial é de 4,5%, em muito devido ao Campeonato do Mundo de Futebol e aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Contudo, Espanha, Índia, Rússia e China, são os mercados que devem registar mais níveis de crescimento em investimentos publicitários.

Close Bitnami banner
Bitnami