Publicidade na Internet – Tudo o que deve ter em conta

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Cada vez mais a publicidade na internet é uma forma da sua empresa se destacar da concorrência, contudo, é essencial que essa publicidade seja realizada por empresas com experiência e conhecimentos que lhe permitam aumentar o retorno do investimento que é realizado.

Contrariamente aos métodos tradicionais de publicidade, esta forma é acessível a qualquer empresário, uma vez que os valores praticados são imensamente inferiores ao de anúncios publicitários para TV ou mesmo para mupis e outdoors.

Como é óbvio, ter um blog, estar presente em todas as redes sociais que sejam vitais para o seu negócio e ter uma estratégia de marketing online bastante diversificada, é essencial para que seja encontrado (principalmente de forma orgânica, ou seja, de forma não paga) pelos seus potenciais clientes.

No entanto, a publicidade na internet, pode ser sem qualquer sombra de dúvida o empurrão que lhe falta para a sua empresa duplicar o triplicar o volume de vendas.

Conheça de seguida as principais vantagens desta forma de comunicação e ainda quais as melhores formas de anunciar os seus produtos ou serviços online.

Principais vantagens da publicidade na internet

São inúmeras as vantagens associadas à publicidade online, assim sendo, é importante que as tenha em mente, mesmo antes de começar a sua jornada nesse sentido.

Do nosso ponto de vinda, enquanto profissionais experientes, as principais vantagens são:

  • Visibilidade e notoriedade;
  • Maior alcance a nível nacional;
  • Diversidade elevada de formatos publicitários;
  • Menos tempo gasto na construção das campanhas;
  • Rapidez nos resultados;
  • Custos bastante mais baixos que nos formatos tradicionais;
  • Possibilidade de segmentar o seu público-alvo;
  • Comunicação bi-direcional;
  • Eficiência;
  • Confiança;
  • Elevado retorno do investimento realizado;
  • Possibilidade de monitorização constante.

Como vê, são imensas as vantagens associas à publicidade na internet, sendo por isso uma aposta segura para as empresas, independentemente do seu tamanho ou área de atuação.

9 formas de publicidade online em que pode (ou deve) apostar

Existem inúmeras formas de publicidade na internet, no entanto, iremos indicar-lhe aquelas que utilizamos com os nossos clientes, e que são estratégias ponderadas e bem-sucedidas.

1 – SEM (Search Engine Marketing)

O SEM ou publicidade nos motores de busca não é uma novidade, sendo que a melhor e mais fiável ferramenta para o fazer é o tão famoso Google Adwords.

As suas principais vantagens, passam essencialmente por melhorar o seu posicionamento e notoriedade através de publicidade paga no maior motor de busca do mundo: o google.

Estes anúncios são ideais para as empresas que querem aumentar o tráfego e as conversões (já que estará presente quando os seus potenciais clientes pesquisarem por aquilo que tem para oferecer).

Este tipo de publicidade, funciona por norma através de cliques (CPC – pagamento por clique), ou seja, você só vai pagar por cada vez que carregarem no seu anúncio.

A sua construção é relativamente simples de ser realizada, embora o Google Adwords seja todo um mundo no que concerne as técnicas de marketing, retargeting e segmentação através de público alvo e palavras chave.

2 – Publicidade nas redes sociais

São cada vez mais as redes sociais que lhe permitem pagar por publicidade, sendo por isso uma ótima opção para quem quer aumentar o volume de vendas.

Devido à sua eficácia e baixo custo, esta estratégia ganha adeptos a cada dia que passa, estando a tornar-se imprescindível para as empresas.

Pode optar pelo Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube, Twitter… ou seja, todas aquelas onde faça sentido a sua empresa se encontrar registada.

Este tipo de publicidade na internet, também lhe permite segmentar o seu target de acordo com os seus objetivos, permitindo por isso uma publicidade direcionada de acordo com as necessidades dos seus potenciais clientes.

3 – Banners

Muito provavelmente os banners são uma das formas de publicidade na internet mais comuns, pois é possível vê-los em praticamente todos os sites (principalmente em jornais ou revistas online).

Este tipo de publicidade consiste na implementação de diferentes formatos de anúncios, com tamanhos e mensagens distintas num local estratégico de uma determinada página.

Quando o consumidor carrega em cima do anúncio, é redirecionado para a página de um anunciante. Contudo, embora seja uma ótima opção, esta forma de publicidade deve ser estrategicamente analisada antes de ser implementada, uma vez que cada vez menos os consumidores prestam atenção a publicidade nos sites.

4 – Pop Ups

Pense bem, quantas janelas de pop ups já não fechou desde que utiliza a internet? Quantas delas lhe chamaram a atenção para uma solução que desconhecia, e acabou por colocar o seu email na mesma?

Pois bem, esta é uma forma de publicidade na internet que não deve ser, de todo, renegada.

Uma opção estratégica, pode ser colocar um pop up dentro do seu próprio site, onde incentiva o consumidor a subscrever uma newsletter, receber uma oferta, ou qualquer outra questão que satisfaça os seus objetivos estratégicos.

Esta forma de publicidade, vai sem qualquer sombra de dúvida ajudá-lo a angariar mais leads para o seu negócio, e aumentar de forma considerável a sua base de dados (que pode ser depois utilizada para envio de campanhas de email marketing).

5 – Publicidade em blogs / links de redireccionamento

Não estamos a falar do tipo de publicidade que aparece no topo ou laterais das páginas (banners). Estamos a referir-nos a um tipo de publicidade indireta (que é realizada através do storytelling) que é realizada de forma a camuflar a publicidade.

É importante salientar que este tipo de publicidade na internet é relativamente recente, e por isso não é ainda muito utilizada.

Consiste basicamente em publicidade colaborativa, e a mesma apenas é vantajosa se fizer parcerias com marcas, empresas ou bloguers de sucesso na sua área de atuação. É importante salientar, que este tipo de publicidade, nem sempre é paga com dinheiro.

Em muitos casos pode ser realizado através de ofertas dos produtos ou serviços, ou acordos que sejam benéficos para ambos.

6 – Mobile advertising

Pois bem, esta é a moda dos dias que correm. Todos nós sabemos que os dispositivos móveis como os Smartphones ou tablets têm ganho cada vez mais expressão a nível mundial, assim sendo, com esta tendência, novas formas e publicidade foram sendo desenvolvidas.

O mobile advertising é um tipo de publicidade na internet, que é pensado especificamente para aparecer em dispositivos móveis, em qualquer lugar e através de diversas formas (imagem, textos, áudio…).

É essencial que ao apostar nesta forma de publicidade, tenha em conta a responsividade do seu anúncio, e a forma como o mesmo se vai adaptar às diferentes telas onde será exibido.

É também de extrema importância, certificar-se de que o tempo de carregamento não é longo, e que as chamadas para ação (CTA) estejam em destaque e que os botões bem visíveis.

7 – Email marketing

Nos diversos artigos que temos publicado, já referimos imensas vezes as vantagens associadas ao email marketing como forma de publicidade online, no entanto, nunca é demais frisar este ponto.

Embora muitos empresas achem que é uma forma de publicidade na internet que não traz qualquer tipo de retorno, a verdade é que uma campanha bem elaborada, com uma base de dados segmentada e enviada na altura certa, pode trazer um ROI bastante elevado.

Tenha em conta, que esta forma de publicidade, deve definitivamente constar da sua estratégia de marketing digital.

No entanto, considere que NÃO pode de todo, comprar bases de dados de empresas, pois dessa forma nunca será bem-sucedido.

8 – Vídeo advertising

Há bem pouco tempo, falámos sobre as dificuldades das empresas em aproveitar este tipo de publicidade, no entanto, a verdade é que atualmente o vídeo é a melhor forma de criar campanhas.

Isso acontece, pois, os mesmos conseguem num curto espaço de tempo transmitir uma mensagem poderosa, e que permite ao consumidor criar uma relação com a marca.

Os vídeos têm uma capacidade elevada de se tornarem virais, e podem ser colocados antes mesmo dos próprios vídeos em canais como o Youtube, o Vine e o Vimeo.

Além disso, esta forma de publicidade também inclui os banners ou anúncios embutidos em sites que têm forma de vídeo. Já está provado que assim é possível conseguir atrair o dobro dos utilizadores, quando comparativamente a uma imagem ou texto.

É uma boa opção a considerar, além de ser uma opção barata e simples de configurar.

9 – Remarketing

Cada vez mais o remarketing é essencial para as empresas, pois possibilita-lhes a hipótese de alcançar consumidores que já estiveram anteriormente no seu site.

Embora não seja uma forma direta de publicidade online, é um recurso que lhe permite criar anúncios personalizados para alcançar quem viu uma determinada página do seu site.

É uma solução que está dentro de próprio Google Adwords, e que é mais orientada para o Retorno Sobre Investimento, por isso é uma opção que você deve definitivamente considerar se muitos utilizadores saem do seu site sem comprar.

Agora, tenha cuidado porque o remarketing mal feito pode ser excessivamente agressivo, mas com uma boa configuração, não tem nada negativo, muito pelo contrário, pode ser muito útil e rentável para o seu negócio.

Agora que já sabe 9 formas distintas de publicidade na internet, está na hora de os considerar como método de aumentar de forma considerável a sua notoriedade e o seu volume de vendas.

Se precisar de algum apoio na execução de qualquer tipo de publicidade online, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional ou envio de orçamento personalizado.

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