Publicidade Web – Tudo o que necessita saber para ser bem-sucedido

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Cada vez mais a publicidade web é essencial de forma a que todos os esforços de marketing digital sejam bem-sucedidos.

No entanto, a verdade é que são imensos os empresários que não sabem ao certo como é que funciona e o que é que é preciso para que as suas campanhas sejam realmente bem-feitas e permitam alavancar as vendas.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas, sobre noções base de como é que tudo funciona.

A importância do seu target quando cria publicidade web

Para uma campanha de publicidade web, o mais importante é conhecer realmente o seu público-alvo. Quais são os seus gostos, necessidades, comportamentos, estilos de vida… enfim, tudo o que conseguir saber sobre o mesmo vai influenciar de forma positiva uma campanha de marketing (independentemente do tipo de campanha) através dos meios digitais.

Por exemplo, quando um spot publicitário é vinculado num canal aberto, o seu lançamento está estudado ao mais ínfimo pormenor para que a comunicação siga a mesma linha de pensamento. Desde uma pesquisa exaustiva às tendências de audiência, a melhor duração do mesmo para encaixar em determinado tempo de antena e através de que canais é que o mesmo deve ser passado.

No entanto quando estamos online, a questão funciona de forma um pouco diferente, pois vamos querer aparecer ao cliente sempre que ele pesquisar sobre algo que se ligue ao nosso negócio.

Assim sendo, os anúncios de Google Adwords, Google AdSense e a publicidade em banners é vista com ótimos olhos por parte dos de quem cria e gere a publicidade web.

Uma pesquisa eficaz de uma campanha publicitária através de meios digitais precisa identificar alguns pontos chave que vão influenciar de forma positiva os resultados obtidos. Assim sendo, deve-se identificar sempre:

  • Quem é o público-alvo do produto ou serviço?
  • Que palavras-chave são utilizadas para encontrar o mesmo?
  • Onde se encontra normalmente o público-alvo online?
  • Quais os meios que eles mais utilizam para podermos estar presentes?

Este tipo de pesquisa nunca é único, pois as palavras-chave e as tendências online tendem a mudar ao longo do tempo (por vezes a velocidades estonteantes). Assim sendo, a pesquisa deve ser melhorada e refinada a cada nova campanha, para que seja possível obter novas informações de pessoas que possam estar interessadas e excluir as que não são uma mais-valia para o negócio.

Hoje em dia, algumas das melhores apostas passam por ligar anúncios do Facebook com o Google AdWords, assim como programas de afiliados (sendo estas formas as mais usuais quando se fala de publicidade web).

A importância de identificar a melhor forma de publicidade online

As opções mais comuns de marketing tradicional incluem mupis, cartazes e outdoors de forma a serem vistos por um grande número de pessoas. Quando uma empresa coloca um anúncio num destes meios, demora algum tempo até identificar a melhor localização para o mesmo, e independentemente do local escolhido vai ser sempre muito complicado mensurar o resultado que aquele cartaz em específico teve.

Quando se realiza uma publicidade web, a escolha dos locais onde o anúncio vai ser colocado é também uma das maiores preocupações que deve ter de forma a não desperdiçar o seu dinheiro.

Imagine que a sua empresa vende por exemplo produtos para emagrecer, colocar um banner publicitário num site que dá opinião sobre tecnologia não é uma estratégia eficaz (e acredite, o exemplo que lhe apresentámos é real).

No exemplo que lhe apresentámos, a melhor opção seria por exemplo colocar o banner num blog de fitness que tenha autoridade junto do seu público-alvo (que devem ser mulheres, numa faixa etária entre os 18 e os 50 anos, que se preocupam com a saúde e têm alguns quilinhos a mais que querem perder).

Investir em publicidade web, é muito mais barato e rentável do que investir em meios tradicionais (até porque é possível saber qual o ROI desse investimento com muito mais clareza), no entanto toda a campanha tem de ser estudada e sustentada pela estratégia da empresa. Não pode realizar uma campanha e esperar que dê tudo certo à primeira tentativa (porque a verdade é que não vai correr tudo bem à primeira).

Uma das muitas partes positivas da publicidade online, passa pelo fato de se ao final de 4 ou 5 dias não houver muitos resultados, tudo pode ser estudado e alterado praticamente sem custos.

Felizmente, alguma desta pesquisa já se encontra efetuada dentro das campanhas publicitárias de PPC (Pay Per Click) e CPM (custo por 100º impressões) do Google Adwords

Estas opções de campanhas online recorrem à lógica dos motores de busca para colocar os anúncios em websites cujos conteúdos correspondem ao objetivo e ao conteúdo do anúncio em si. Campanhas de marketing eficazes utilizam estes recursos sem dependerem totalmente deles.

Pesquisa e melhoria contínua

Para construir uma marca forte e com grande notoriedade de mercado, não basta apenas lançar uma campanha online e esperar um milagre. A mesma deve ser sempre efetuada tendo por base uma estratégia de marketing completa (incluindo marketing de conteúdo e SEO) assente na pesquisa e na melhoria contínua da sua comunicação com o cliente.

Este tipo de pesquisa responde a algumas questões como:

  • Que tipo de anúncio e que localização geraram mais tráfego?
  • Que anúncios produziram níveis mais elevados de conversão?
  • Quanto é que pagou por visita e por conversão em cada anúncio?

Muitas das opções de publicidade online permitem o acesso a ferramentas de monitorização (como é o caso do Google Analytics) que lhe vão fornecer resposta a praticamente todas as questões. Através desta análise estatística poderá medir o ROI efetivo das suas campanhas.

É importante salientar que esta análise deve ser realizada com frequência de modo a melhorar continuamente a sua atuação no mercado e alavancar o máximo possível as suas vendas.

Alguns meios de publicidade web que poderá efetivamente utilizar

Pois bem, a verdade é que os meios publicitários online são imensos, e a verdade é que é possível realizar diversos tipos de campanhas de forma a tornar a abrangência da mesma muito superior.

Alguns dos tipos de campanha que pode utilizar são:

  • Publicidade no Facebook;
  • Publicidade no LinkedIn;
  • Banners publicitários;
  • Google Adwords;
  • Google AdSense;
  • Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
  • Publicidade em blogs;
  • Links de redireccionamento externo;
  • Mobile advertising;
  • Email marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Remarketing

Como vê existem diversas formas de fazer publicidade web, assim sendo, é importante que comece hoje mesmo a ponderar o que irá fazer de forma a alavancar as suas vendas de forma exponencial.

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