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Qual o momento certo para investir em marketing

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28 de agosto de 2017

Qual o momento certo para investir em marketingCada vez mais as empresas optam por investir em marketing, contudo, a verdade é que a grande maioria não sabe ao certo quando é que é a melhor altura para realizar esse investimento.

Hoje resolvemos abordar esse tema e dar-lhe umas dicas para que possa começar o seu investimento com a maior brevidade possível.

Apostar em marketing – Será realmente um bom investimento?

Não é incomum que um empresário tenha algumas dúvidas relativamente à implementação de qualquer tipo de estratégia de marketing, pois existe ainda um grande estigma por parte da sociedade que indica que o marketing para empresas é mais uma despesa do que um investimento.

Contudo, esse estigma é totalmente incorreto e as empresas só têm a ganhar com uma correta implementação de estratégias de marketing digital.

Assim sendo, nos dias que correm, investir em marketing é algo que a sua empresa tem mesmo de fazer se quer efetivamente aumentar o volume de vendas e a sua notoriedade.

Mas assim sendo, qual é que é a melhor altura para investir em marketing?

Pois bem, de acordo com a nossa experiência, a verdade é que o melhor momento para investir em marketing é agora! Seja de que forma for, a verdade é que nos dias que correm, praticamente todas as pessoas estão conectadas ao mundo digital.

A verdade é que qualquer negócio, independentemente da sua localização, tem um enorme potencial de encontrar clientes através da internet, principalmente através das redes sociais.

Contudo, tenha em conta que é importante ter uma análise administrativa e financeira da sua empresa totalmente controlada, de forma a saber exatamente qual o investimento que vai fazer e qual o retorno esperado.

Desta forma, é também importante ter em conta que é importante definir um budget para investir em marketing.

Grandes empresas, indicam que o ideal é investir pelo menos 10% do volume de faturação em marketing (e 60% desse valor, pelo menos é realizado em marketing digital).

Claro que isto são empresas que têm um volume de faturação muito elevado e um elevado poder de investimento.

Para as PME o ideal é determinar um valor fixo (que deve ser adequado de forma constante e de acordo com o crescimento pela empresa) e investir esse montante mensalmente (como se se tratasse do pagamento de um funcionário).

Uma questão essencial, é que deve entender que o marketing (seja ele digital ou não) irá focar-se sempre no aumento das vendas, seja a curto ou a longo prazo. Desta forma, é complicado perceber como é que uma empresa consegue manter um crescimento constante por muito tempo sem que haja esse compromisso com uma parte essencial para o seu negócio.

Mas eu tive uma má experiência! Deve investir de novo?

O mercado de Marketing Digital ainda é relativamente recente e a verdade é que nem sempre é possível encontrar empresas que entendem esse novo contexto e estão em dia com suas práticas.

Infelizmente são ainda muitas as agências ou profissionais, por exemplo, que não se preocupam ou não se responsabilizam diretamente em obter resultados reais.

As mesmas focam-se mais em fazer barulho, usam métricas pouco relevantes (como número de visualizações ou seguidores), não têm um interesse genuíno ou não assumem a responsabilidade pelo aumento do número de vendas e, com isso, não provam diretamente seu valor à empresa, causando esse tipo de “trauma”.

A culpa aqui não é do Marketing Digital, é do trabalho que foi mal feito no canal. É preciso separar a incompetência de uma empresa dos resultados que uma boa empresa de marketing digital pode obter.

Se quer experimentar fazê-lo, algumas das estratégias que podem ser implementadas e que lhe irão trazer resultados são:

  • Publicidade no Facebook;
  • Publicidade no LinkedIn;
  • Banners publicitários;
  • Google Adwords;
  • Google AdSense;
  • Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
  • Publicidade em blogs;
  • Links de redireccionamento externo;
  • Mobile advertising;
  • Email marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Remarketing;
  • Inbound Marketing;
  • Produção de conteúdos;
  • Criação de e-books;
  • Realização de webinars;
  • Disponibilização de templates;
  • Aposte em infográficos;
  • Publique pesquisas, estudos e case studys;
  • Realize cursos via email;

Embora algumas delas sejam referentes a campanhas publicitárias, muitas outras passam pela melhoria do relacionamento com o cliente (que em muitos casos é essencial não só para aumentar a notoriedade da marca como o volume de vendas).

Como vê, não é assim tão complicado investir em marketing. Por vezes o mais complicado é saber por onde começar. Nessa altura, o ideal poderá ser optar por uma empresa de outsourcing de marketing digital, que irá conseguir ajudá-lo a obter o melhor retorno do seu investimento.

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