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Como é feita a qualificação do lead com a pré-venda?

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27 de abril de 2021

Quando se trata de geração de leads, o processo do setor de marketing e pré-vendas acaba sendo um assunto muito pautado. Leads são oportunidades de negócios, pessoas ou empresas que se mostram interessadas ou possuem a necessidade de adquirir seu produto ou serviço. Você já parou para pensar que é possível fazer a qualificação de leads com a Pré-venda? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Para melhorar a qualificação de leads com uma venda ativa, o serviço de pré-vendedores especializados é necessário para otimizar o processo de entrada e identificação das melhores oportunidades na sua empresa.
Não é novidade e nem de hoje que ter leads qualificados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, quem não quer ter uma carteira cheia de contatos engajados, quentes e prontos para comprar, só esperando que a proposta ideal chegue até eles?

Uma coisa é certa: usar a Pré-venda para qualificação de leads poupa muito trabalho. A metodologia é uma forma de estruturar os processos comerciais, a partir da otimização da comunicação entre Marketing e Vendas.

Como a pré-venda pode ajudar na qualificação de leads?

Para entregar leads qualificados para a equipe de vendas é necessário trabalhar a sua base de contatos antes. A equipe de pré-vendas tem a importante missão de segmentar quais leads estão mais propensos a fechar negócio em menor tempo.

Começar pela pré-venda gera menos custo do que montar uma estrutura de produção de conteúdo, automação de marketing e promoção deste conteúdo. Mais importante, traz resultados de forma mais rápida e eficiente. Enquanto a qualificação de leads por marketing é mais rasa, a qualificação de leads com pré-vendas levanta informações mais estratégicas e, assim, leva o setor de vendas a aumentar o índice de assertividade.

Caso a sua empresa já realize um trabalho de marketing mais avançado como o inbound, a equipe de pré-venda tem a função de confirmar se os leads enviados para eles estão qualificados e devem ser encaminhados para vendas. Se sua empresa ainda não trabalha com inbound, então a equipe de pré-venda vai ter a responsabilidade de coletar os dados dos leads que serão analisados e metrificados posteriormente.

Para otimizar o tempo da equipe de corretores e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é necessário seguir algumas etapas, como:

– Fazer contatos bastante claros, com um foco muito bem definido;
Entender quais são as dúvidas dos leads;
– Descobrir em qual momento de compra eles se encontram;
– Identificar quais objeções os impedia de fechar o negócio.

Mapear essas informações não é apenas útil somente para equipe de Vendas, mas também para como orientar o time de Marketing na produção de conteúdos relevantes para os leads que ainda não estiverem prontos para a compra.

Ter uma equipe de pré-vendas focada na qualificação de leads é fundamental para que o repasse de um lead qualificado aconteça de forma correta. Por isso, pode ser considerada uma das fases que exige mais atenção em um processo de vendas complexas.

Entretanto, mesmo que sua empresa já possua estratégias de inbound marketing, em algum momento você também vai precisar fazer uma ação ativa. O outbound marketing vai ajudar a confirmar os dados que o inbound coletou para dar sequência ao processo de vendas.

A estratégia de pré-venda é ideal para que a qualificação de seus leads possa ser completa, unir técnicas de qualificação já existentes permite construir um ciclo de vendas adequado ao timing de compra de cada cliente. 

Quer descobrir como utilizar o Outbound Marketing no seu negócio? Confira o post do blog da Agência influência para saber mais: Outbound Marketing: conquiste novos clientes de forma automatizada

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