Quanto devo investir em Marketing Digital?

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Quanto devo investir em Marketing Digital?Uma das questões mais comuns nos empresários, passa por saber quanto é que devem investir em marketing digital.

No entanto, não existe uma resposta que seja unânime para todos os empresários e para todas as empresas/áreas de atuação.

Tanto pode investir 100€ como pode investir 1.000€… Tudo irá depender de diversos fatores, nomeadamente o tamanho da empresa e o budget disponível.

Mas hoje iremos abordar um pouco mais essa questão, e explicar-lhe como perceber quanto é que deve investir em marketing digital.

Investir em marketing digital – Tudo o que precisa saber

Contrariamente ao que muitos empresários ainda julgam, a verdade é que não são só as grandes empresas que podem investir em marketing online.

Na verdade, este investimento é muito mais importante em PME’s que ainda estão a lutar pelo seu lugar no mercado.

Se a sua empresa não investir, será muito complicado obter qualquer tipo de resultado. Desta forma, o investimento deve ser sempre ponderado e adequado à sua realidade empresarial.

Além de tudo, é importante que tenha sempre em mente, que o investimento que está a fazer hoje, só irá gerar resultados após algum tempo. Ou seja, nenhum investimento de marketing digital, lhe irá dar retorno imediato.

Porque é que deve investir em marketing online?

Existem diversos motivos que lhe poderíamos indicar para que investisse em marketing na internet. Contudo, resolvemos indicar-lhe apenas os seguintes, pois são aqueles que do nosso ponto de vista são os principais:

  • Garante a sua presença online (mesmo fora do horário de expediente da empresa);
  • Existe uma maior relação custo vs. benefício;
  • É possível medir todos os resultados obtidos;
  • É possível controlar em tempo real todas as ações que são implementadas;
  • Ajuda a atrair potenciais clientes;
  • Assegura a sua credibilidade na sua área de atuação;
  • Permite que a sua empresa se distinga da concorrência;
  • Ajuda a direcionar as suas ações para o target correto;
  • Ajuda a sua empresa nas estratégias de SEO;

Todas estas vantagens que enumeramos anteriormente, apenas são possíveis com um investimento variado em ações digitais.

Nunca se esqueça que a internet é a maior loja de vendas para qualquer negócio, e se não estiver presente, vai ser muito complicado conseguir melhores resultados que a sua concorrência.

Assim sendo, voltamos ao foco deste artigo. Quanto é que deve investir em estratégias de marketing online?

Investimento online – Quanto deve investir a sua empresa?

É importante que tenha em mente, que uma estratégia bem conseguida, vai abordar não só os canais online como também os offline.

Vários estudos têm sido realizados pela Forrester Research e os resultados demonstram um aumento de aproximadamente 42% de investimento em marketing digital, sendo os canais com maior crescimento os seguintes:

  • Email marketing (aumento de 60%);
  • Social media (aumento de 56%);
  • Mobilie Marketing (Aumento de 51%);
  • Search (SEO/Campanhas pagas) (aumento de 43%);

Os mesmos estudos, indicam que de acordo com os empresários, as três formas mais benéficas de investir em marketing digital e obter o melhor retorno são:

  • E-mail marketing – Aproximadamente 68% dos pesquisados disseram que o e-mail marketing é bom ou excelente na produção de um ROI alto;
  • SEO (Otimização de sites para motores de busca) – 67% dos entrevistados afirmaram que utilizar o SEO é bom ou excelente para um ótimo ROI;
  • Marketing de Conteúdo – Das pessoas que participaram do estudo, 63% acreditam que o marketing de conteúdo é bom ou excelente para um bom retorno de investimento.

Combinando essas três estratégias com as redes sociais e campanhas pagas controladas, a sua empresa terá uma ótima estratégia de inbound marketing e uma grande hipótese de obter um ROI extremamente positivo.

Desta forma, é importante salientar que o valor que irá investir em cada uma das campanhas e ações de marketing digital, vão depender de inúmeros fatores como o tamanho da empresa, a área de atuação, o segmento do target (B2B ou B2C).

Mas de forma simples, os investimentos em marketing digital são os seguintes (por norma, há empresas que investem mais e outras que investem menos).

  • Empresas B2B de produtos gastam, em média, 7.4% de sua receita;
  • Empresas B2B de serviços gastam, em média, 8.6% de sua receita;
  • Empresas B2C de produtos gastam, em média, 9.1% de sua receita;
  • Empresas B2C de serviços gastam, em média, 9.3% de sua receita;

Como vê, investir em marketing online não é algo que tenha um valor obrigatório. Você deve investir de acordo com as suas possibilidades e nas ações que geram maior retorno do investimento realizado.

Se estiver em dúvida quanto ao investimento em marketing online, lembre-se que as ações que planear, vão ajudar de forma extremamente significativa ao crescimento da sua empresa (seja em termos de notoriedade, reconhecimento de mercado ou volume de vendas). No caso de não ter um equipa interna com os conhecimentos necessários para desenvolver uma campanha de Marketing Digital, pode ser um boa alternativa contratar uma Agência de Marketing Digital, que tem uma equipa profissional e multidisciplinar.

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