Estamos numa altura em que cada vez mais a comunicação pessoal e empresarial é realizada através de diversas redes sociais.
As mesmas possibilitam não só combater as distâncias, como também um contacto mais simples, rápido e acessível entre empresas e consumidores.
Hoje resolvemos apresentar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas em Portugal, de forma a que possa utilizar as mesmas para alavancar os seus negócios online.
No entanto, relembre-se que é de extrema importância que a utilização das mesmas esteja enquadrada com a tipologia de negócio da sua empresa.
Não deve nunca utilizar uma rede social só porque sim, e porque todos os seus concorrentes (diretos ou indiretos) também a utilizam. As mesmas só são benéficas se forem enquadradas com os seus objetivos de venda.
Conheça as 6 redes sociais mais utilizadas em Portugal
De seguida vamos indicar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas, de modo a poder analisar e verificar a viabilidade de utilizar algumas delas como parte integrante da sua estratégia de marketing digital (se ainda não utiliza nenhuma como meio de comunicação, pense melhor sobre o assunto).
Lembre-se sempre que é uma forma simples e eficaz de comunicar com os seus clientes e potenciais clientes.
1 – Facebook
É sem dúvida nenhuma A rede social. Quase todas as pessoas utilizam o Facebook (são mais de 2 biliões de pessoas que têm conta nesta rede social, e em Portugal estima-se que mais de 5 milhões acedam diariamente a esta plataforma).
Se não tem uma conta criada, é melhor repensar a sua estratégia, pois é bastante fácil utiliza-la para chegar aos seus potenciais clientes. Além de que é comum um consumidor fazer-lhe questões através da mesma.
2 – LinkedIn
É uma rede social voltada exclusivamente para o meio empresarial.
Qualquer pessoa pode criar um perfil e atualizá-lo com as mais diversas informações do seu currículo (último trabalho, curso tirado, média…).
A nível empresarial é ótimo para a promoção do seu trabalho e das suas habilidades, e encontra-se em fase de crescimento contando atualmente com mais 600 milhões de utilizadores em todo o mundo (em Portugal são mais de 2 milhões).
Esta pode ser a rede social essencial para o seu negócio, principalmente se a sua empresa trabalha com o mercado B2B.
3 – Instagram
O Instagram foi recentemente adquirido pelo Facebook tem sido a que tem obtido um maior crescimento anual, conta atualmente com mais de 1 milhão de utilizadores (só em Portugal são mais de 700 mil).
Esta rede funciona através da partilha de imagens sendo ótima para promover diversos tipos de produtos (roupa, comida, mobília…).
Se trabalha com artesanato, restauração ou qualquer coisa que possa ser publicada através de imagem, claramente que esta é uma aposta segura (principalmente porque já é possível a criação de anúncios).
4 – Google Plus
A rede social do Google é também uma boa aposta, pois é possível interligar-se a todos os seus contactos de email, criando grupos de pessoas a seguir e podendo também partilhar qualquer tipo de informação.
Embora em Portugal não tenha nem de perto nem de longe o mesmo número de utilizadores das outras redes sociais é um bom local para alavancar o seu negócio.
Por exemplo se quer o nome da sua empresa no Google Maps, Google My Places e todas as outras aplicações nativas, tem de criar uma conta Google Plus.
5 – Pinterest
Esta rede social conta com mais de 200 milhões de utilizadores dos quais 200 mil são portugueses e tem tido uma enorme expansão no último ano.
É um ótimo local para apresentar a sua empresa de forma mais visual, utilizando infográficos, tabelas e até mesmo para explicar como fazer determinada coisa.
A imaginação é o limite quando utiliza o Pinterest, e acredite que é uma ótima forma de mostrar o seu negócio a potenciais clientes.
6 – Twitter
Embora não seja a rede social com um maior número de utilizadores em Portugal, é ótima para promover a sua empresa em 160 caracteres.
Por exemplo se publicar algum artigo, pode colocar lá e indicar aos seus seguidores o link e o tema para que eles tenham conhecimento, permitindo também uma grande interação com os clientes.
Esperamos que esta lista de redes sociais o ajudem a melhorar a sua estratégia de marketing digital.
No entanto é importante salientar que nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de negócio, por esse motivo deve fazer antes um estudo e confirmar se é ou não rentável investir em algumas delas.
Tenha em conta que se necessitar de apoio na gestão das mesmas, pode solicitar-nos um contacto, uma vez que a Agência Influência realiza a gestão de redes sociais (Facebook e LinkedIn) para dezenas de empresas em Portugal e no Brasil.