Uma das questões que nos é frequentemente colocada pelos clientes passa por saberem qual é a diferença entre publicidade e marketing, uma vez que nas suas perspetivas ambos significam o mesmo.
Contudo, a verdade é que existe uma grande diferença entre ambas as palavras, sendo que por esse motivo resolvemos abordar esta temática e esclarecer todas as dúvidas que possam ainda restar sobre o mesmo.
É importante, que enquanto empresário tenha noção do que são e o que abordam cada uma das expressões. Saiba tudo de seguida.
1 – Publicidade e marketing – A grande diferença
Pois bem, a verdade é que existe uma grande diferença (para não dizer uma diferença abismal) entre ambas as palavras. Contudo, a verdade é que os seus significados estão interligados. Hoje explicar-lhe-emos as diferenças.
Assim sendo, em primeiro lugar, se quer efetivamente perceber a diferença entre publicidade e marketing, é importante que perceba o que é que cada um significa.
1.1 – O que é o marketing
Em inglês o termo “market” significa mercado, assim sendo, Marketing pode ser definido como o estudo das causas, objetos e resultados obtidos através das diferentes formas como os empresários lidam com o mercado.
Uma das definições mais conhecidas, é a de Philip Kotler, um dos maiores gurus de marketing.
A mesma diz “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Assim sendo, é possível definir o Marketing como uma série de estratégias, técnicas e práticas que são desenvolvidas pelas empresas, e que têm como principal intuito gerar valor para o cliente.
Contudo, é importante frisar, que nos dias que correm, implementar estratégias de marketing, não significa que o principal objetivo seja vender algo (pelo menos não diretamente).
Outra questão importante, é que hoje em dia, um dos aspetos mais importantes do marketing é a sua vertente digital, que é assente em 8 pilares:
- Pesquisa;
- Planeamento;
- Produção;
- Publicação;
- Promoção;
- Propagação;
- Personalização;
- Precisão (ou seja, monitorização).
Estes pilares, demonstram que o marketing, na sua forma mais pura, tem como intuito criar um relacionamento com o cliente, de forma a poder aumentar o valor que determinado produto ou serviço tem, aumentado desta forma a probabilidade de compra.
1.1.1 – Quais as principais vantagens do Marketing Digital
Já que falamos das principais diferenças entre publicidade e marketing, é importante salientar que cada vez mais o marketing digital é essencial para uma empresa, pois permite-lhe obter diversos resultados.
Veja de seguida quais as principais vantagens do marketing:
- Maior segmentação do público-alvo;
- Maior assertividade;
- Maior personalização da comunicação;
- Menor custo;
- Maior sustentabilidade;
- Maior poder de viralização;
- Possibilidade de medição de resultados;
- Maior poder de fidelização dos clientes;
- Maior precisão;
- Aumento mais célere da notoriedade;
1.2 – O que é a publicidade
De forma simples, a publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cujo principal objetivo é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.
Ou seja, é, sobretudo, um grande meio de comunicação para um sem número de pessoas, com o principal propósito de impulsionar o ato da compra.
É importante ter em conta, que a publicidade, além de estimular a ação de compra, tem também como principal intuito impulsionar a identidade de um produto ou empresa, aumentando a convicção racional ou emocional do ato de compra, além de aumentar a notoriedade do mesmo.
Salientamos que até há alguns anos, a publicidade chegava ao público alvo através de diversos meios de comunicação como é o caso de revistas, rádio, mupis, outdoors, spots publicitários em televisão, folhetos, cartazes, cartas… enfim…
Contudo, nos dias que correm, a internet é um dos principais meios de comunicação paga, sendo que são utilizadas diversas metodologias publicitárias como é o caso de:
- Publicidade no Facebook;
- Publicidade no LinkedIn;
- Banners publicitários;
- Google Adwords;
- Google AdSense;
- Publicidade em blogs;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Email marketing;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing
Como vê existem algumas diferenças significativas entre publicidade e marketing, contudo, podemos resumir que a publicidade é uma das inúmeras ferramentas que o marketing (seja ou não na sua vertente digital) utiliza para atingir os seus objetivos.
De certa forma são ambas partes integrantes de uma estratégia maior e que todas as empresas devem obviamente utilizar de forma a conseguirem alavancar os seus negócios.
Contudo, é importante ter em conta, que as estratégias de marketing digital (publicidade incluídas) devem ser implementadas por profissionais especializados, de forma a obter o melhor ROI para o seu investimento.