Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Sabe quais as diferenças entre publicidade e marketing?

  1. Home
  2. Marketing
  3. Sabe quais as diferenças entre publicidade e marketing?

Sabe quais as diferenças entre publicidade e marketing?Uma das questões que nos é frequentemente colocada pelos clientes passa por saberem qual é a diferença entre publicidade e marketing, uma vez que nas suas perspetivas ambos significam o mesmo.

Contudo, a verdade é que existe uma grande diferença entre ambas as palavras, sendo que por esse motivo resolvemos abordar esta temática e esclarecer todas as dúvidas que possam ainda restar sobre o mesmo.

É importante, que enquanto empresário tenha noção do que são e o que abordam cada uma das expressões. Saiba tudo de seguida.

1 – Publicidade e marketing – A grande diferença

Pois bem, a verdade é que existe uma grande diferença (para não dizer uma diferença abismal) entre ambas as palavras. Contudo, a verdade é que os seus significados estão interligados. Hoje explicar-lhe-emos as diferenças.

Assim sendo, em primeiro lugar, se quer efetivamente perceber a diferença entre publicidade e marketing, é importante que perceba o que é que cada um significa.

1.1 – O que é o marketing

Em inglês o termo “market” significa mercado, assim sendo, Marketing pode ser definido como o estudo das causas, objetos e resultados obtidos através das diferentes formas como os empresários lidam com o mercado.

Uma das definições mais conhecidas, é a de Philip Kotler, um dos maiores gurus de marketing.

A mesma diz “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Assim sendo, é possível definir o Marketing como uma série de estratégias, técnicas e práticas que são desenvolvidas pelas empresas, e que têm como principal intuito gerar valor para o cliente.

Contudo, é importante frisar, que nos dias que correm, implementar estratégias de marketing, não significa que o principal objetivo seja vender algo (pelo menos não diretamente).

Outra questão importante, é que hoje em dia, um dos aspetos mais importantes do marketing é a sua vertente digital, que é assente em 8 pilares:

  • Pesquisa;
  • Planeamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão (ou seja, monitorização).

Estes pilares, demonstram que o marketing, na sua forma mais pura, tem como intuito criar um relacionamento com o cliente, de forma a poder aumentar o valor que determinado produto ou serviço tem, aumentado desta forma a probabilidade de compra.

1.1.1 – Quais as principais vantagens do Marketing Digital

Já que falamos das principais diferenças entre publicidade e marketing, é importante salientar que cada vez mais o marketing digital é essencial para uma empresa, pois permite-lhe obter diversos resultados.

Veja de seguida quais as principais vantagens do marketing:

  • Maior segmentação do público-alvo;
  • Maior assertividade;
  • Maior personalização da comunicação;
  • Menor custo;
  • Maior sustentabilidade;
  • Maior poder de viralização;
  • Possibilidade de medição de resultados;
  • Maior poder de fidelização dos clientes;
  • Maior precisão;
  • Aumento mais célere da notoriedade;

 1.2 – O que é a publicidade

De forma simples, a publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cujo principal objetivo é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.

Ou seja, é, sobretudo, um grande meio de comunicação para um sem número de pessoas, com o principal propósito de impulsionar o ato da compra.

É importante ter em conta, que a publicidade, além de estimular a ação de compra, tem também como principal intuito impulsionar a identidade de um produto ou empresa, aumentando a convicção racional ou emocional do ato de compra, além de aumentar a notoriedade do mesmo.

Salientamos que até há alguns anos, a publicidade chegava ao público alvo através de diversos meios de comunicação como é o caso de revistas, rádio, mupis, outdoors, spots publicitários em televisão, folhetos, cartazes, cartas… enfim…

Contudo, nos dias que correm, a internet é um dos principais meios de comunicação paga, sendo que são utilizadas diversas metodologias publicitárias como é o caso de:

  • Publicidade no Facebook;
  • Publicidade no LinkedIn;
  • Banners publicitários;
  • Google Adwords;
  • Google AdSense;
  • Publicidade em blogs;
  • Links de redireccionamento externo;
  • Mobile advertising;
  • Email marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Remarketing

Como vê existem algumas diferenças significativas entre publicidade e marketing, contudo, podemos resumir que a publicidade é uma das inúmeras ferramentas que o marketing (seja ou não na sua vertente digital) utiliza para atingir os seus objetivos.

De certa forma são ambas partes integrantes de uma estratégia maior e que todas as empresas devem obviamente utilizar de forma a conseguirem alavancar os seus negócios.

Contudo, é importante ter em conta, que as estratégias de marketing digital (publicidade incluídas) devem ser implementadas por profissionais especializados, de forma a obter o melhor ROI para o seu investimento.

Tags:
Anterior
Conheça as principais vantagens da publicidade online
Próxima
Portugal vai ter um crescimento de 2% em Investimentos Publicitários
Menu