Sabe quais as diferenças entre publicidade e marketing?

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Sabe quais as diferenças entre publicidade e marketing?Uma das questões que nos é frequentemente colocada pelos clientes passa por saberem qual é a diferença entre publicidade e marketing, uma vez que nas suas perspetivas ambos significam o mesmo.

Contudo, a verdade é que existe uma grande diferença entre ambas as palavras, sendo que por esse motivo resolvemos abordar esta temática e esclarecer todas as dúvidas que possam ainda restar sobre o mesmo.

É importante, que enquanto empresário tenha noção do que são e o que abordam cada uma das expressões. Saiba tudo de seguida.

1 – Publicidade e marketing – A grande diferença

Pois bem, a verdade é que existe uma grande diferença (para não dizer uma diferença abismal) entre ambas as palavras. Contudo, a verdade é que os seus significados estão interligados. Hoje explicar-lhe-emos as diferenças.

Assim sendo, em primeiro lugar, se quer efetivamente perceber a diferença entre publicidade e marketing, é importante que perceba o que é que cada um significa.

1.1 – O que é o marketing

Em inglês o termo “market” significa mercado, assim sendo, Marketing pode ser definido como o estudo das causas, objetos e resultados obtidos através das diferentes formas como os empresários lidam com o mercado.

Uma das definições mais conhecidas, é a de Philip Kotler, um dos maiores gurus de marketing.

A mesma diz “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Assim sendo, é possível definir o Marketing como uma série de estratégias, técnicas e práticas que são desenvolvidas pelas empresas, e que têm como principal intuito gerar valor para o cliente.

Contudo, é importante frisar, que nos dias que correm, implementar estratégias de marketing, não significa que o principal objetivo seja vender algo (pelo menos não diretamente).

Outra questão importante, é que hoje em dia, um dos aspetos mais importantes do marketing é a sua vertente digital, que é assente em 8 pilares:

  • Pesquisa;
  • Planeamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão (ou seja, monitorização).

Estes pilares, demonstram que o marketing, na sua forma mais pura, tem como intuito criar um relacionamento com o cliente, de forma a poder aumentar o valor que determinado produto ou serviço tem, aumentado desta forma a probabilidade de compra.

1.1.1 – Quais as principais vantagens do Marketing Digital

Já que falamos das principais diferenças entre publicidade e marketing, é importante salientar que cada vez mais o marketing digital é essencial para uma empresa, pois permite-lhe obter diversos resultados.

Veja de seguida quais as principais vantagens do marketing:

  • Maior segmentação do público-alvo;
  • Maior assertividade;
  • Maior personalização da comunicação;
  • Menor custo;
  • Maior sustentabilidade;
  • Maior poder de viralização;
  • Possibilidade de medição de resultados;
  • Maior poder de fidelização dos clientes;
  • Maior precisão;
  • Aumento mais célere da notoriedade;

 1.2 – O que é a publicidade

De forma simples, a publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cujo principal objetivo é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.

Ou seja, é, sobretudo, um grande meio de comunicação para um sem número de pessoas, com o principal propósito de impulsionar o ato da compra.

É importante ter em conta, que a publicidade, além de estimular a ação de compra, tem também como principal intuito impulsionar a identidade de um produto ou empresa, aumentando a convicção racional ou emocional do ato de compra, além de aumentar a notoriedade do mesmo.

Salientamos que até há alguns anos, a publicidade chegava ao público alvo através de diversos meios de comunicação como é o caso de revistas, rádio, mupis, outdoors, spots publicitários em televisão, folhetos, cartazes, cartas… enfim…

Contudo, nos dias que correm, a internet é um dos principais meios de comunicação paga, sendo que são utilizadas diversas metodologias publicitárias como é o caso de:

  • Publicidade no Facebook;
  • Publicidade no LinkedIn;
  • Banners publicitários;
  • Google Adwords;
  • Google AdSense;
  • Publicidade em blogs;
  • Links de redireccionamento externo;
  • Mobile advertising;
  • Email marketing;
  • Vídeo Marketing;
  • Remarketing

Como vê existem algumas diferenças significativas entre publicidade e marketing, contudo, podemos resumir que a publicidade é uma das inúmeras ferramentas que o marketing (seja ou não na sua vertente digital) utiliza para atingir os seus objetivos.

De certa forma são ambas partes integrantes de uma estratégia maior e que todas as empresas devem obviamente utilizar de forma a conseguirem alavancar os seus negócios.

Contudo, é importante ter em conta, que as estratégias de marketing digital (publicidade incluídas) devem ser implementadas por profissionais especializados, de forma a obter o melhor ROI para o seu investimento.

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