SEO: o que é e como aplicar 3 técnicas que podem te levar a conquistar o topo do Google

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SEO

Se você tem um site, sabe do desejo de aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google, e é aqui que entra o SEO.


SEO é o processo de otimização de sites, blog e páginas da web focado em fazer com que os motores de busca do Google tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas. SEO significa Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.

Se você tem um site, já deve ter percebido que colocar um projeto no ar não é suficiente, você precisa ter tráfego. Aliás, sem tráfego, é muito mais difícil gerar leads e vendas para o seu negócio.

SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todos os tipos de estratégias para mecanismos de pesquisas, inclusive links patrocinados e anúncios pagos.

Vale pautar que SEO, são apenas estratégias orgânicas, que não envolvem compra de mídia. Por isso, o aumento do retorno sobre investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados das estratégias de SEO.

Mas afinal, o que são motores de busca e como SEO funciona?

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, a ferramenta utiliza o termo digitado para buscar as informações na rede, analisando o que tem a ver com a procura do usuário e que pode ser útil a ele.

Porém, caso seu site não esteja organizado, a ferramenta não conseguirá enxergá-lo, fazendo com que busque novas referências.

Motores de busca são sistemas formados por uma sequência de algoritmos que tem como função: rastrear, indexar e rankear todos os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas dos usuários.

Já o SEO é o processo de otimização do seu site, blog ou páginas na web para que os motores de busca tenham preferências por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as busca de uma certa palavra-chave.

Este processo envolve três agentes:

1. Você, realizando otimização em sites.
2. Os mecanismos de busca, sendo 90% das vezes vindo do Google.
3. O usuário quando realiza a pesquisa.

Portanto, para fazer SEO temos que ter em mente estes públicos: o usuário e o Google. Até porque, o conteúdo é gerado para o usuário.

O Google sempre vai optar pelos resultados que melhor respondam à necessidade do usuário. Sendo assim, pensar no usuário em primeiro lugar é essencial para um bom ranqueamento.

 

SEO strategy


Como elaborar uma estratégia de SEO?

Para elaborar uma boa estratégia de SEO, é preciso levar em consideração que ranqueamento é o meio e não o fim, um bom resultado em SEO não se resume em ocupar as primeiras posições do Google, por mais que isso seja encantador.

Um SEO estratégico realiza técnicas e otimizações com foco nas metas e objetivos desejados por sua empresa no canal orgânico. Ou seja, tudo é planejamento, executado e mensurado com foco no resultado SEO que seu negócio realmente gostaria de atingir. Por exemplo, alavancar suas vendas online ou aumentar o número de leads.

Para isso, é necessário realizar as seguintes etapas:

Analise o mercado e a concorrência

Saber bem como funciona o segmento de atuação do seu negócio é fundamental para oferecer ótimas experiências do usuário em seu site. Mas também, para implementar o SEO estratégico em sua empresa. Facilita muito ter informações como:

– Qual o seu público-alvo e persona?
– Como ele compra?
– Quais canais de comunicação utiliza?
– Principais dados demográficos

E qualquer informação que possa facilitar a elaboração da sua estratégia de posicionamento SEO, tornando o trabalho de otimização de sites para a busca orgânica ainda mais rico em informações e dados.

Para uma boa análise de concorrência, é essencial acompanhar métricas e indicadores importantes para o negócio, como:

– Qual o share do canal orgânico nos acessos dos sites analisados?
– Qual é o CTR médio do seu mercado?
– Esses sites analisados possuem blog? Quantos % do tráfego orgânico o blog é responsável em média?

Defina bem os objetivos da sua estratégia de SEO

O primeiro passo para definir sua estratégia é saber quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou páginas na web. Para isso, é necessário saber o que o SEO é capaz de oferecer, como por exemplo:

– Aumentar o tráfego orgânico;
– Gerar mais leads;
– Gerar mais vendas;
– Reduzir o custo de aquisição de clientes.

Procure alinhar esses objetivos aos objetivos gerais da sua marca. Ao definir esses objetivos, você poderá identificar as metas e KPIs.

Ferramentas iniciais e básicas de SEO

Para iniciar uma estratégia de SEO, é preciso contar com as ferramentas disponíveis. Estas, ajudam a fazer uma identificação real da situação atual, embasar o planejamento e realizar as primeiras otimizações para começar a acompanhar os impactos de cada ação realizada.

Duas das ferramentas indispensáveis para iniciar a sua estratégia de SEO são: Google Analytics e Google Search Console. Estas são ferramentas fornecidas gratuitamente pelo Google e sempre acompanharão as suas estratégias.

Google Analytics

Essa ferramenta monitora o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em um blog ou em uma loja virtual, por exemplo. O objetivo principal do Analytics é saber e entender os comportamentos dos visitantes ao navegar pelas páginas do seu site. Na sua estratégia de SEO, ela pode ajudar de diferentes formas:

– Conhecer melhor o seu público para construir a persona;
– Identificar quais são as páginas mais visitadas e com o melhor desempenho;
– Monitorar os números de tráfego orgânico;
– Identificar os canais que mais geram tráfego para o seu negócio;
– Entender o engajamento e métricas;
– Monitorar as conversões geradas pelas estratégias de SEO.

Google Search Console

Já o Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google, oferecendo relatórios preciosos para SEO. Alguns dos principais recursos oferecidos são:

– Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
– Monitorar a posição média das suas páginas;
– Identificar quais palavras-chaves ativaram o seu site na SERP;
– Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.

Esta ferramenta pode gerar vários insights para otimizações em conteúdos, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e quais as taxas de cliques das suas principais palavras-chaves.

Conclusão

Como é possível notar, SEO é um assunto e uma importante estratégia para planejar e executar na sua empresa.

Realizando otimizações em seu site, blog ou página na web você será capaz de fazer com que seus resultados sejam alavancados. Com conhecimento sobre essas técnicas, isso torna-se possível.

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