Alguma vez se sentiu perdido como se a sua empresa fosse apenas mais uma no meio de milhares de outras empresas? Não se preocupe! Não é o único.
Com a evolução da internet, surgiram cada vez mais negócios, o que fez com que manter um determinado nível de visibilidade online passasse a ser uma tarefa um pouco mais complicada.
No entanto, saiba que é possível deixar de ser uma agulha no palheiro e passar a ser visto pelas pessoas que realmente lhe interessam.
Se dá trabalho? Obviamente! Mas os resultados são bastante compensadores.
Como ganhar visibilidade online para a sua empresa?
Todos sabemos que diariamente surgem novos sites, novos negócios e novas parcerias. No entanto, para ganhar visibilidade online e destacar-se da concorrência, é importante investir em marketing online.
Existem diferentes estratégias que pode implementar de forma a que esteja onde o seu target está e desta forma um passo à frente dos seus concorrentes.
Hoje indicamos-lhe algumas dessas estratégias para que possa verificar se são ou não adequadas ao seu negócio.
1 – Ter um bom site
Um dos pontos chave para ganhar visibilidade online, passa por ter um bom site. Não estamos a dizer que tenha de investir rios de dinheiro.
Contudo, existem diversas características que um site deve ter de forma a que os motores de busca o considerem efetivamente relevante para o público alvo e que fazem com que vá ganhando um lugar entre os preferidos (ou seja, na primeira página).
Desta forma, tenha em conta que:
- Deve ter sempre um bom domínio;
- O site deve ser otimizado para as palavras chave associadas ao seu negócio (novas empresas devem investir em palavras chave detalhadas por serem mais simples de otimizar os seus resultados);
- O site deve ser responsivo (ou seja, adaptar-se a qualquer dispositivo onde seja aberto);
- As imagens devem ser otimizadas;
- Deve investir em alguns plugins que lhe permitam melhorar o desempenho do site;
- Deve monitorizar o mesmo constantemente de forma a perceber melhor o seu desenvolvimento ao longo do tempo;
2 – Redes Sociais
Se quer mesmo deixar de ser uma agulha no palheiro das empresas da sua área de atividade, é importante que perceba que as redes sociais podem muito bem ser os aliados perfeitos para o sucesso.
Como é óbvio não terá de estar presente em todas as redes sociais, no entanto, se trabalha com cliente B2B o Facebook e o LinkedIn são duas em que tem mesmo de investir.
Dependendo do tipo de negócio, o Instagram, Pinterest e Twitter podem ser também opções viáveis.
É importante que perceba onde é que o seu target está e como é que pensa, para que possa estar nesses locais.
3 – Campanhas de publicidade paga
Seja através do Facebook Ads, Google Adwords (nas suas diversas vertentes) ou qualquer outro meio que escolha, a verdade é que estar presente sempre que os seus clientes procuram por aquilo que tem para oferecer, é algo inestimável.
Contudo, neste ponto é importante que perceba que apenas deve implementar uma campanha tendo objetivos bem definidos, pois de outra forma é complicado que as mesmas sejam efetivamente bem-sucedidas.
Tenha também especial atenção na implementação, uma vez que nenhuma campanha irá dar-lhe resultados imediatos. É importante tempo e paciência (assim como ajustes frequentes) de forma a que consiga obter aquilo que espera.
4 – Email marketing
Pois bem, o email marketing não morreu! No entanto, esta estratégia de proximidade para a sua empresa deve ser implementada com diversos cuidados, nomeadamente:
- Não compre nenhuma base de dados feita;
- Tenha cuidado para que o seu email não seja considerado spam;
- Angarie emails de forma natural no site ou nas redes sociais;
Tenha em mente que um cliente que lhe disponibiliza o email, tem mais probabilidades de ter interesse no que a sua empresa tem para oferecer do que um contacto que nunca ouviu falar de si!
Além disso, uma dica extra: todos os emails cujo título tenha a palavra “vídeo” têm uma taxa de abertura e interação bastante superior.
Conjugue informação importante de forma apelativa e garantimos-lhe que irá ter sucesso.
5 – Vídeo marketing
Cada vez mais o vídeo marketing faz parte da vida de milhares de empresários que utilizam o mesmo de forma a conseguirem aumentar não só a interação com o seu target, como também despertar um sentimento.
Lembre-se sempre que um vídeo é a forma mais simples de transmitir uma mensagem de forma simples e coerente. Além de que, é a melhor forma de captar a atenção de um potencial cliente.
Agora que já sabe 5 ações de marketing digital para melhorar a notoriedade da sua empresa, está na altura de rever a sua estratégia e verificar quais os seus objetivos para este novo ano que se aproxima.