+55 11 3198 6122 Bandeira Brasil     +351 308 813 019 Bandeira Portugal
Espanha Reino Unido
Banner image

Tenho um e-commerce. Como consigo aumentar as vendas?

  • Blog
  • Blog detalhes
4 de setembro de 2017

Tenho um e-commerce. Como consigo aumentar as vendas?Os e-commerce são desenvolvidos para que as empresas consigam aumentar as suas vendas de forma bastante significativa. Contudo, a verdade é que a grande maioria dos empresários não sabe ao certo como conseguir obter uma loja online que efetivamente venda.

Existem diversas formas de o fazer, não só através de estratégias online, como também através de melhorias diretamente no próprio site.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas que vão ajudar a aumentar o sucesso da sua loja.

Como aumentar as vendas de um e-commerce?

Antes de lhe darmos algumas dicas que vão ajudar na melhoria das vendas, é importante que tenha sempre em mente, que tal como tudo na era digital, os resultados não vão ser imediatos.

Vai sempre existir um período de experiência e ajuste, sendo que após esse tempo vai realmente conseguir ver uma melhoria exponencial na notoriedade da empresa e no aumento do volume de faturação.

1 – Invista em publicidade paga

Uma das primeiras estratégias que deve adotar, passa pelo investimento em redes sociais pagas, de forma a aumentar o topo do seu funil de vendas.

Se atrair mais visitantes, vai com toda a certeza conseguir vender mais. Desta forma, o caminho mais célere passa por campanhas de publicidade online em diversas plataformas.

Dependendo do negócio, pode apostar em:

  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Google Adwords;
  • Google Adsense.

2 – Invista em SEO

O SEO é uma das melhores formas de aumentar a taxa de venda do seu e-commerce. O mesmo, vai permitir que o seu site vá melhorando o ranking orgânico para determinadas palavras chave.

Se conseguir otimizar os produtos que tem para venda, vai conseguir facilmente chegar à primeira página do Google e consequentemente aos consumidores.

Tenha em conta, que o SEO é uma estratégia a longo prazo, e os resultados inerentes à mesma podem demorar alguns meses a aparecer. O investimento que fizer nesse sentido, será realizado de forma única, dado que o SEO é uma estratégia que você mesmo poderá fazer e que é muito económica para manter.

3 – Invista no aumento da taxa de conversão

Quando falamos de um e-commerce a taxa de conversão é realmente um dos dados mais importante e que deve ter em conta de forma sistemática.

Quando nos referimos a sites de vendas, o abandono de páginas é um verdadeiro desastre, principalmente quando esse abandono é feito na página de checkout.

Alguns fatores contam bastante para essa taxa ser elevada, como o preço dos portes de envio, as opções de pagamento e o prazo de entrega.

Lembre-se que existem fatores que podem efetivamente condicionar a venda, e alguns deles são:

  • Preço: Não lhe vai adiantar de nada ter um e-commerce incrível, um serviço excelente e um preço 60% mais caro do que a sua concorrência. Muito provavelmente o cliente não vai ver valor e vai acabar por comprar a outra empresa;
  • Processo de pagamento confuso e complicado: A partir do momento que o cliente inicia o processo de compra, ele demonstra ter interesse no seu produto. Desta forma, qualquer distração ou problema que o faça desistir significa que você acabou de perder dinheiro. Portanto tenha um processo bastante eficiente evitando assim desistências de quem tem efetivamente interesse;
  • Facilidade de utilização: São inúmeros motivos para apresentar um e-commerce fácil de utilizar, e salientamos o aumento de conversão até sensação de segurança. Portanto, sempre siga as melhores práticas de mercado quando for criar a sua loja online.

4 – Invista em Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing permitem a realização de determinadas ações de marketing, que têm como principal intuito atrair potenciais clientes para o seu site.

A partir dessa atração, é possível criar um relacionamento personalizado com os mesmos, através de conteúdo. Isto serve para transformar a empresa numa autoridade para determinado nicho de mercado.

Uma boa estratégia de marketing para empresas baseado em Inbound marketing, vai permitir o seguinte:

1 – Atrair – através de diversas questões como blogues, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…;

2 – Converter – através da criação de ofertas, Landing pages e CRO;

3 – Relacionar – através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads;

4 – Vender – através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM;

5 – Analisar – através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas.

5 – Tenha um serviço de pós-venda eficiente

Este último ponto encontra-se diretamente relacionado com a última etapa das estratégias de Inbound marketing.

Ter um pós-venda eficiente significa prestar todo o auxílio necessário para que seu consumidor fique totalmente satisfeito com o seu produto e seu atendimento, fazendo com que em caso de nova necessidade, ele volte a comprar através do seu e-commerce.

O investimento e os esforços para angariar novos clientes para o seu negócio são imensamente maiores do que aqueles que precisa para manter e fidelizar os atuais.

Desta forma, dedique-se a criar uma carteira de clientes ativos. Esse será o seu bem mais valioso, e é o que fará aumentar as vendas no e-commerce.

6 – Analise as suas métricas

A verdade é que nos dias que correm existem imensas plataformas que pode utilizar para medir as métricas do seu site, das suas campanhas e até mesmo das redes sociais.

Desengane-se se achar que andar a analisar números é algo completamente desnecessário para o seu negócio.

De forma simples, uma boa análise ao desempenho das suas ações de marketing pode ser essencial para conseguir de forma simples perceber o desenvolvimento constante do seu e-commerce.

Para analisar as redes sociais poderá mesmo utilizar os próprios insights internos que lhe vão dar o panorama gerar de cada campanha ou post, indicando não só a interação como o redireccionamento para o site.

Para analisar o site e as taxas de conversão o Google Analytics pode ser uma ótima opção, já que é totalmente gratuito, já que todos os dados de acesso ao site se encontram disponíveis.

Tenha em mente estas 6 referências que lhe indicámos ao longo deste artigo, e já terá um bom ponto de partida para aumentar as vendas do seu e-commerce. Acredite que não é tão difícil como possa pensar.

E agora está pronto para começar a sua estratégia para aumentar as vendas do seu ecommerce?

Close Bitnami banner
Bitnami