Tudo o que precisa saber sobre Inbound Marketing

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Tudo o que precisa saber sobre inboud marketingO Inbound Marketing é essencialmente um conjunto de estratégias que tem como principal intuito atrair voluntariamente os consumidores para o site ou loja online de uma empresa.

Contrariamente ao que acontece com as estratégias normais de marketing tradicional, estas estratégias baseiam-se essencialmente na criação de relacionamento com o consumidor em vez de apostarem em publicidade e venda direta.

Hoje iremos explicar-lhe um pouco mais como é que estas estratégias funcionam, de forma a que possam ponderar implementá-las na sua empresa. Fique a saber tudo de seguida.

O que é o Inbound Marketing?

Este conceito tornou-se popular no final de 2009, e desde então que as empresas optam cada vez mais por se relacionar com o cliente como forma de venda, em detrimento de utilizar técnicas de venda agressivas.

Estas estratégias, permitem que haja um reforço da notoriedade relativamente à concorrência, permite um aumento de vendas de forma contínua e ainda a angariação constante de clientes.

Isso acontece, pois as estratégias de Inbound Marketing, permitem que seja o cliente, quando quer efetivamente comprar, que procure a empresa (contrariamente ao que acontecia até há bem pouco tempo).

De forma simples, estas estratégias de Inbound Marketing permitem a realização de determinadas ações de marketing, que têm como principal intuito atrair potenciais clientes para o seu site.

A partir dessa atração, é possível criar um relacionamento personalizado com os mesmos, através de conteúdo (que serve para transformar a empresa numa autoridade para determinado nicho de mercado).

Para que servem este tipo de estratégias?

É importante, que tenha em conta enquanto empresário que nos dias de hoje, o relacionamento com o cliente é a derradeira chave para o sucesso.

A cada ano que passa, a diferença entre real e virtual e online e offline é cada vez menor, e se quer ser reconhecido pelos seus (potenciais) clientes, tem mesmo de apostar em Inbound Marketing e diversas estratégias de marketing digital que o constituem.

Outra questão que precisa ter em conta, é que essencialmente o departamento de marketing da sua empresa é um investimento que tem de fazer, e não um custo que tem de ponderar.

Os relacionamentos e as vendas, não vão cair do céu. É preciso que hajam estratégias definidas que o ajudem efetivamente a alcançar os seus benefícios. E isso, apenas é conseguido a 100% se apostar em marketing e em estratégias diversificadas.

Lembre-se que é possível medir todos os resultados e saber exatamente qual o retorno de todas as ações que vão sendo realizadas, possibilitando desta forma uma análise real, capaz de lhe permitir um maior ROI (retorno do investimento).

Este é sem dúvida o principal motivo pelo qual a grande maioria das empresas (independentemente do seu tamanho e setor de atividade) utiliza esta estratégia de Inbound Marketing. De forma simples, a mesma serve para 5 ações principais:

  • Aumentar a notoriedade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição dos clientes;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Gerar conteúdos que fazem a diferença;
  • Otimizar o processo de venda.

Quais são as 5 etapas base do Inbound Marketing?

Esta estratégia assenta em 5 pilares base que devem ser seguidos de forma a implementar corretamente esta estratégia. Os mesmos são: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Salientamos que todas as etapas se complementam mutuamente e permitem uma atuação em simultâneo no aumento da sua notoriedade e volume de vendas.

Conheça de seguida cada uma das etapas e algumas das estratégias de marketing digital que pode utilizar em cada uma.

1 – Atrair

Um site que não tenha acessos, é um site que não gera leads. Se não há leads, não há vendas.

É uma equação bastante simples. Assim sendo, e por esse motivo, o primeiro ponto da estratégia de Inbound Marketing, passa essencialmente por atrair os consumidores até ao seu site.

A principal propósito da atração, passa simplesmente por você conseguir levar para o seu site, muito mais pessoas com um orçamento mais reduzido. Além de tudo, as pessoas que acedem de livre vontade, estão muito mais propensas a adquirir os seus produtos ou serviços.

Existem diversas maneiras de conseguir atrair o seu público alvo até ao seu site, sendo as principais as seguintes.

  • Blog – O blog é normalmente controlado através de uma estratégia de marketing de conteúdos, e tem como principal intuito resolver os problemas e quebrar as barreiras de confiança. Devem sempre ser realizados artigos ou conteúdos que tenham como principal intuito orientar o cliente, independentemente da sua fase de compra.
  • SEO – O SEO acaba por ser a otimização dos seus conteúdos para palavras chave específicas do seu negócio. Esta técnica, permite-lhe alcançar os tão almejados primeiros lugares dos motores de busca.
  • Links patrocinados – Contrariamente ao que imensas pessoas ainda pensam, os anúncios pagos podem ser uma forte aposta, que conciliada com a estratégia de Inbound Marketing, aumenta de forma extremamente considerável o seu volume de vendas. Como é obvio, os mesmos devem estar de acordo com a estratégia da empresa. Podem ser utilizados anúncios de Search e Display do Google Adwords, Facebook Ads, LinkedIn Ads…
  • Redes sociais – Todas as empresas devem estar presentes nas redes sociais de forma a melhorar o seu relacionamento com o cliente. Praticamente todas as pessoas possuem uma conta no Facebook. Logo, porque não estar lá para quando elas precisarem dos seus produtos ou serviços?

2 – Converter

A conversão é a etapa seguinte do Inbound Marketing. Um consumidor tem de ser considerado uma lead para poder subir no funil de vendas. Nesta fase em específico, uma lead é considerada quando qualquer consumidor opta por fornecer dados essenciais (como nome, email, contacto telefónico…) em troca de algum tipo de benefício ou oferta.

Algumas das formas de tornar um visitante em lead são as seguintes:

  • Criação de ofertas – Podem ser ofertas diretas (como um período gratuito de experiência, pedido de orçamento, demonstração de software…) ou indiretas (como é o caso de um e-book, webinares, ferramentas…).
  • Landing Page – São páginas especificas, que têm como principais objetivos a conversão do cliente. Normalmente contêm alguma informação relevante para o cliente (a mesma depende da área de negócio) e um pequeno formulário que o mesmo tem de preencher para ser contactado ou receber a sua oferta.
  • CRO – A otimização para conversão é sem dúvida uma etapa essencial no processo de conversão do cliente, uma vez que molda a sua experiência enquanto consumidor. Existem vários conceitos importantes que o CRO engloba como: copywriting (texto feito com uma argumentação precisa), testes A/B entre outros.

3 – Relacionar

O relacionamento é sem dúvida o foco principal do Inbound Marketing, sendo por isso um dos passos mais importantes a aplicar nesta estratégia de marketing digital.

É importante ter em conta, enquanto empresário, que nem todos os clientes em potencial estão no mesmo patamar para realizar uma compra (ou seja, não estão na mesma fase do funil de vendas).

Assim sendo, é importante dividir os seus potenciais clientes de acordo com a fase do funil de vendas em que os mesmos se encontram, e a partir daí relacionar-se com os mesmos de acordo com o que eles necessitam.

E é aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing, através de algumas estratégias, é possível identificar os níveis do funil em que se encontram as Leads e fazer com que eles avançarem na jornada, ou seja, acelerem o processo de compra.

Algumas das estratégias que pode usar são:

  • Email Marketing – O mail marketing é ainda uma das estratégias de marketing digital que ainda é um pouco desvalorizada, contudo, é muito simples prever o ROI associado às suas campanhas. No entanto, é importante que segmente as campanhas de acordo com o posicionamento das leads no seu funil de compra. Nesta estratégia você pode enviar dois tipos de emails diferentes: campanhas promocionais ou newsletters.
  • Automação de marketing – Quando se trata do mercado B2B, a automação de marketing é essencial, uma vez que lhe permite ter o melhor relacionamento por email com os seus potenciais clientes. Se esta automação for feita da melhor maneira, vai permitir-lhe: aumentar o volume de vendas, melhorar a retenção e upgrade dos clientes e diminuir de forma considerável o custo da aquisição.
  • Nutrição de leads – É uma estratégia que lhe permite melhorar constantemente o seu relacionamento com o cliente e desta forma aumentar o volume de vendas de forma constante.

4 – Vender

Todo o trabalho que teve anteriormente, tem como principal intuito gerar uma procura pelos produtos ou serviços que tem para vender. Em muitos casos a venda pode acontecer de forma autónoma e online, no entanto, noutros casos é necessário que haja uma reunião entre a empresa e o potencial cliente.

De forma a concretizar a venda, você pode utilizar as seguintes estratégias:

  • Pontuação de leads (ou lead scoring) – O seu papel é justamente pontuar ações e informações das Leads de forma a entender a situação em que o mesmo se encontra e onde estão as suas oportunidades de negócio.
  • Inbound Sales – As vendas internas são realizadas internamente por uma equipa comercial, que tem como principal intuito fazer reuniões, demonstrações e fechar os contratos com os clientes.
  • CRM – Quem trabalha com Inbound Sales, precisa de um bom software de CRM que permite a qualquer momento manter todas as equipas de venda e de marketing em sintonia. Além de tudo, é possível guardar todas as informações dos seus clientes e clientes em potencial.

5 – Analisar

A quinta fase do Inbound Marketing passa essencialmente por analisar todos os resultados obtidos através deste tipo de estratégia que foram sendo aplicadas ao longo do funil de venda, e medir o retorno de forma exata.

É possível monitorizar cada ação que foi desenvolvida, e perceber o que é que foi feito de maneira correta e o que é que necessita ser reimplementado.

De forma a analisar todas as informações, pode utilizar plataformas gratuitas como é o caso do Google Analytics. Pode também optar por diversos outros softwares de análise, no entanto a grande maioria tem um custo mensal relativamente alto.

Agora que já sabe como é que funciona uma estratégia de Inbound Marketing, fica mais simples de entender como é que a mesma pode ser uma mais valia incontornável para a sua empresa e para o seu negócio.

Uma vez que estas estratégias são complicadas e é necessário ter um longo conhecimento de marketing digital, poderá solicitar-nos um contacto que tratamos de todos os estágios deste tipo de estratégia de Inbound Marketing.

A Agência Influência é uma empresa que há já vários anos trabalha com este tipo de estratégia digital, obtendo sempre ótimos resultados e o maior ROI para o cliente. Estamos disponíveis para qualquer tipo de esclarecimento adicional.

 

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